Cinema e Direito: primeiro encontro de 2014 analisa o filme “Tudo sobre minha mãe”

minha-mae

A série de encontros que reúne magistrados e interessados, para discutir Direito, Cinema, Literatura e Psicanálise volta em 2014. A próxima reunião será no dia 3 de abril, às 19h, no centro de convivência da sede da AMC/ESMESC, com a exibição do filme “Tudo sobre minha mãe”, do diretor espanhol Pedro Almodóvar. A discussão será encaminhada pela professora Miriam Elza Gorender, doutora em Psicanálise e Ciências da Saúde (UFRJ) e atual presidente da Associação Psiquiátrica da Bahia.

Cinema e Direito: magistrado faz análise do filme “M, O Vampiro de Düsseldorf”

mm

Na segunda edição da série de encontros que reúne magistrados e demais interessados, para discutir Direito, Cinema, Literatura e Psicanálise, realizada na noite desta segunda-feira (09/12), no centro de convivência da sede da AMC/ESMESC, os participantes assistiram ao filme “M, O Vampiro de Düsseldorf”, do diretor Fritz Lang.

Cinema e Direito: segundo encontro analisa o filme “M, O Vampiro de Düsseldorf”

o-vampiro

O segundo encontro da série que reúne magistrados e demais interessados, para discutir Direito, Cinema, Literatura e Psicanálise, será no dia 9 de dezembro, às 19h30, no centro de convivência da sede da AMC/ESMESC. A Diretoria Cultural irá exibir o filme “M, O Vampiro de Düsseldorf”, do diretor Fritz Lang. O drama policial narra a história de um assassino em série de crianças e envolve a cobertura da imprensa, a ação de vigilantes e a pressão política no trabalho dos policiais.

Magistrados debatem a prova testemunhal sob a ótica de Akira Kurosawa

1encontro

Por: Dpto. Imprensa AMC

Para debater de maneira transdiciplinar as falsas memórias e a produção da prova testemunhal, a Diretoria Cultural da AMC/Esmesc reuniu, na noite de ontem (18/11/2013), magistrados e demais operadores do Direito para assistir ao filme “Rashomon” (1950), de Akira Kurosawa. Após a exibição do longa-metragem, o juiz Hélio David Vieira Figueira dos Santos introduziu o debate sobre o tema, de maneira aberta e crítica.

Sinopse do Filme Rashômon

rashomon-sinopse

Sinopse

Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashômon.

Agenda – O primeiro encontro será no dia 18 de novembro de 2013, às 19h30

rasiomon

Projeto de Cinema e Direito lança hotsite para divulgar conteúdo

Por: Dpto. de  Imprensa  da AMC

Agenda – O primeiro encontro será no dia 18 de novembro, às 19h30, no centro de convivência da sede da AMC/ESMESC, dirigido pelo juiz Helio David Vieira Figueira dos Santos, abordará “As falsas memórias e a produção da prova testemunhal”, com base no longa-metragem Rashomon (1950), de Akira Kurosawa.

As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de novembro de 2013 nos e-mails: assistenteadm@amc.org.br e acba8069@tjsc.jus.br.

A psicologia do cinema compreende muito bem nossas necessidades…

Cinema

O cinema oferece a sublimação desse desejo, que é realizado nos mágicos instantes finais da película, onde se realiza a síntese entre o ansiosamente desejado e o raramente obtido. A linguagem cinematográfica, como recurso destinado a atingir emocionalmente o expectador, tem na questão da Justiça, acredito, o seu maior veio, talvez suplantado apenas pelo filão do amor.