Em votação simbólica, juízes elegem Ricardo Roesler para presidência do TJSC

O resultado da Eleição Simbólica para os cargos diretivos do TJSC, divulgado no último sábado (7/12) durante Assembleia Geral Ordinária da AMC, confirmou a escolha do desembargador Ricardo Roesler para a presidência da Instituição. Roesler foi oficialmente eleito pelo Tribunal Pleno do TJ no último dia 4 de dezembro com 47 votos entre os 90 desembargadores que participaram da eleição.

O pleito simbólico promovido pela AMC contou com a participação de 170 juízes vitalícios de 1º grau que votaram pela Internet entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro – período anterior à votação oficial realizada pelo Pleno do TJSC.

A votação seguiu o modelo previsto na PEC 187/2012 que tramita na Câmara dos Deputados há sete anos. O projeto sugere que a eleição dos órgãos diretivos dos tribunais, exceto os cargos de corregedoria, ocorra por todos os magistrados vitalícios em atividade, por maioria absoluta em voto direto e secreto. Atualmente, em Santa Catarina, apenas os desembargadores têm direito de votar na escolha dos dirigentes da Instituição.

Confira o resultado da eleição simbólica: