José Maurício Lisboa assume o cargo de desembargador

Em solenidade realizada na manhã de hoje (6/11), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina –TJSC empossou o magistrado José Maurício Lisboa no cargo de desembargador. Ele ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Ronaldo Moritz Martins da Silva. O novo integrante entrou no Auditório Teori Zavascki ao som do rock “Bad to de bone”, de George Thorogood, quebrando em parte a formalidade da ocasião.

Juiz de direito de 2º grau, Lisboa recebeu pelas mãos da mãe a medalha e o diploma da Ordem do Mérito Judiciário Catarinense. Ele segue os passos e o legado deixado pelo pai, José Joaquim Lisboa, já falecido. Em seu pronunciamento, fez uma homenagem ao patriarca, ao ler o discurso de sua posse no TJSC, em 1990.

Discurso do pai

“Com grande honra, adoto as palavras como minhas”, enfatizou Lisboa ao fazer a leitura que trazia referências ao dever cumprido pelo pai como juiz de 1º grau e homenagens à família, professores e colegas juízes. Ao final, o novo desembargador agradeceu a sua equipe de gabinete e aos seus pares no Tribunal.

Em suas boas vindas, o desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli lembrou o primeiro contato que teve com Lisboa, há mais de 20 anos, quando foi removido para Palhoça. Destacou o desembargador José Maurício como “uma pessoa humilde, humana, carismática, emblemática”.

Natural de Florianópolis, José Maurício Lisboa ingressou na carreira da magistratura em 1981. Ele judicou nas comarcas de São José, São João Batista, Imbituba, Gaspar, Palhoça e Capital. Em 2016, foi promovido ao cargo de juiz de direito de 2º grau.

A sessão de posse teve a presença de todos os desembargadores do Tribunal Pleno e foi presidida pelo presidente do Tribunal, desembargador Rodrigo Collaço. A Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC foi representada pela presidente, juíza Jussara Wandscheer. O 1º vice-presidente, juiz Vitoraldo Bridi, e os diretores de Comunicação, juiz Marcelo Carlin, e Jurídico, juiz aposentado Nilton Macedo Machado, também acompanharam a solenidade.

Fotos – Sandra de Araujo – Assessoria de Comunicação da AMC