Juiz catarinense é nomeado para Conselho Nacional de Política Criminal

O juiz Gustavo Marchiori, titular da 3ª Vara Criminal, responsável pela execução penal na Comarca de Chapecó e diretor de segurança da AMC, foi nomeado como membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (22/8).

O órgão,  ligado ao Ministério da Justiça e com sede em Brasília, tem a função de reunir informações, analisar e deliberar ações que estimulem atividades de prevenção da criminalidade em todo o país. O conselho é composto por 13 membros entre professores e profissionais da área do Direito Penal, Processual Penal, Penitenciário e ciências correlatas.

Gustavo Marchiori tem se destacado, nos últimos anos, pelos resultados positivos da experiência da Central de Penas Alternativas de Chapecó, que apresenta taxa de reincidência de 6% dos casos, quando os índices nacionais ultrapassam por vezes os 80%. Além disso, estudos recentes mostraram que o gasto médio com um apenado em Chapecó é de R$ 47,00 enquanto a média do sistema prisional brasileiro chega a R$ 2 mil mensais.

Leia também: Juiz de Chapecó apresenta resultados positivos da Central de Penas Alternativas