Juiz catarinense lança livro sobre acesso à Justiça, judicialização e ativismo judicial

O Juiz catarinense Bruno Makowiecky Salles, coordenador de Magistrados do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), publicou o livro “Direitos e Deveres nas Teorias Geral e Jusfundamental: acesso à justiça, judicialização e ativismo judicial”. A obra aborda, de acordo com o Magistrado, uma articulação entre os direitos e deveres humanos e fundamentais. “Busca-se, ao final do livro, um equilíbrio a fim de que o Direito possa cumprir adequadamente sua função de regular a vida numa sociedade democrática”, explica.

O livro publicado é resultado final da pesquisa de pós-doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com estágio pós-doutoral na Università degli Studi di Perugia, da Itália. Bruno destaca: “O aperfeiçoamento acadêmico é fundamental para que o Juiz aprofunde a compreensão sobre a função que desempenha no Estado Democrático de Direito”.

Em 2021, o Magistrado defendeu sua pesquisa de doutorado, também pelo programa da Univali em parceria com a Università Degli Studi di Perugia. Na ocasião publicou um livro com o resultado da pesquisa que teve como título: “Acesso à Justiça e equilíbrio Democrático: intercâmbios entre civil law e common law”. Ele explica que as obras abordam temas distintos, mas que têm inter-relações e algumas especificações, possibilitando uma continuidade na linha de pesquisa.