VII Congresso Brasileiro de Direito de Família se aproxima 01/01/2002

Termina nesta quarta-feira (21) as inscrições para o VII Congresso Brasileiro de Direito de Família, que será realizado entre os dias 28 e 31 deste mês, em Belo Horizonte (MG).  Reconhecido como o maior e mais importante evento do ramo no Brasil, o VII Congresso trará grandes juristas para debater a responsabilidade como conceito-chave para a dissolução dos conflitos familiares. Serão 71 expositores, entre palestrantes, debatedores, conferencistas, apresentadores de trabalhos e ministrantes de minicursos e de oficinas de práticas inovadoras. Junto das atividades científicas do evento também estão reuniões profissionais, assembléia geral do IBDFAM, lançamento e feira de livros e atrações culturais.

Os principais temas a serem debatidos são: o novo divórcio no Brasil; abandono afetivo pelos pais; a morosidade na Justiça de Família; reprodução assistida; contratos gestacionais; violência doméstica e a Lei Maria da Penha; bullying; o direito de convivência dos filhos; guarda compartilhada; o direito homoafetivo; famílias transnacionais e sequestro interparental.

Uma promoção do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, o evento terá a participação de mais de 1200 participantes de todo o Brasil. Dentre eles, advogados, assistentes sociais, magistrados, promotores, defensores, professores, assistentes sociais, psicólogos e estudantes.

Para além do conhecimento, em busca de mudanças

Além de ser uma ferramenta para atualização dos profissionais, o Congresso Brasileiro do IBDFAM tem um compromisso ético com a sociedade brasileira. Por meio das discussões ensejadas nas edições anteriores evento, o Direito de Família recebeu um significativo salto conceitual ao  ser repensado por congressistas e associados ao IBDFAM.

De início trabalhou-se o novo conceito de família a partir da pluralidade, em seguida, o Direito de Família passou a ser visto sob a ótica dos princípios constitucionais, da afetividade como valor jurídico, da Ética e cidadania, da Dignidade Humana e da Solidariedade. Em 2009, é a vez da Responsabilidade.

Proposições legislativas, como Estatuto das Famílias, PEC do Divórcio, entre outras, são resultado do amadurecimento das reflexões iniciadas nos Congressos anteriores.  Neste ano, também serão debatidos novos projetos legislativos.

Ainda dá tempo de participar do VII Congresso. Acesse: http://www.ibdfam.org.br/congresso/

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da AMC