Presidente do STF fala sobre desafios do futuro para magistrados

Nesta sexta-feira (13/9), dia em que completou seu primeiro ano à frente da presidência do Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli participou do Congresso Estadual de Magistrados e falou sobre as estratégias do Poder Judiciário brasileiro para enfrentar os desafios da sociedade digital.

O ministro destacou os resultados positivos apresentados pela magistratura, citando índices de produtividade revelados pelo levantamento “Justiça em Números” organizado pelo CNJ. De acordo com a pesquisa, cada juiz brasileiro julgou mais de 1800 processos no ano passado, perfazendo uma média individual de 8 casos solucionados por dia útil.

“Os juízes estaduais são os representantes da Justiça que têm o contato mais direto com a população. Vocês tratam dos temas relacionados ao cotidiano e decidem sobre a vida, a liberdade, o patrimônio, a honra e a convivência dos indivíduos”, falou à plateia composta por cerca de 200 representantes da magistratura estadual.

Toffoli destacou também o avanço de projetos, em diversos tribunais brasileiros, que utilizam tecnologia e inteligência artificial para potencializar processos e melhorar os serviços oferecidos pelo sistema de Justiça. “A Justiça não é um prédio ou um local, mas um serviço que pode ser prestado, de diversas maneiras, pelo meio digital”, lembrou.

Enaltecendo a organização do evento e agradecendo a oportunidade de falar diretamente com a magistratura catarinense, o ministro destacou a necessidade de contínuo diálogo. “A melhoria contínua da Justiça depende dessa integração com magistrados e tribunais”, concluiu.

Fotos – Douglas Ferreira