Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
Notícias
Nota de Falecimento – senhor Romino Barreto Ornelas
07/04/2019 - 15:04:25 - Autor: Sandra de Araujo /Comunicação AMC

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) comunica, com profundo pesar, o falecimento do senhor Romino Barreto Ornelas, pai da juíza Thaise Siqueira Ornelas, ocorrido às 13 horas de hoje (7/4), em Brasília. O velório iniciará a partir das 13 horas de amanhã (8/4), na Capela 6 do Cemitério Campo da Esperança - Asa Sul – Brasilia/DF, e o sepultamento será realizado às 16 horas, no mesmo local. Aos familiares e amigos, a AMC apresenta condolências, rogando a Deus que lhes dê forças para superar esse difícil momento.

 

 

 
Especialista aponta a profissão do juiz como a segunda mais estressante
07/04/2019 - 14:04:40 - Autor: Sandra de Araujo / Comunicação AMC

O I Seminário sobre Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no final do mês de março, trouxe dados que merecem reflexão por parte do Poder Judiciário. Já na abertura do evento, a palestra Magna da psicanalista Mônica Véras sobre relações entre a Psicanálise e o Direito mostrou os impactos do trabalho na saúde mental de magistrados e servidores. Com dez anos de atuação nesta área, ela apontou dados de que a profissão de juiz é a segunda mais estressante no Brasil. Perde apenas para médicos da UTI e é seguida do magistério. Estas são as chamadas profissões estressogênicas e que repercutem na saúde.

 

 
Nota de Falecimento – senhor Evaldo Sommariva
03/04/2019 - 09:04:13

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) comunica, com profundo pesar, o falecimento do senhor Evaldo Sommariva, esposo da desembargadora Salete Silva Sommariva, ocorrido na madrugada de hoje (3/4). O velório acontece no Cemitério Municipal de Criciúma, local em que será realizado o sepultamento, às 17 horas de hoje. Aos familiares e amigos, a AMC apresenta condolências, rogando a Deus que lhes dê forças para superar esse difícil momento.

 

 
Desembargador Newton Trisotto é homenageado por aposentadoria após 42 anos de magistratura
01/04/2019 - 20:04:02 - Autor: Sandra de Araujo / Comunicação AMC

“O que é felicidade?” Com esta pergunta o desembargador aposentado Newton Trisotto iniciou seu discurso na solenidade em sua homenagem realizada na segunda-feira (1º/4), no Auditório Teori Zavaski, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Todos os desembargadores em atividade participaram do evento, que contou com a presença dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Jorge Mussi, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, Rogério Schietti Machado e Luiz Alberto Gurgel de Faria, e do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Thompson Flores. O desembargador Rodrigo Collaço, presidente do TJSC conduziu a cerimônia.

 

 
Magistrados de SC debatem Justiça Juvenil e Justiça Protetiva no XXIV Fonajuv e VI Fonajup
01/04/2019 - 17:04:26

O XXIV Fórum da Justiça Juvenil - Fonajuv e o VI Fórum da Justiça Protetiva – Fonajup, realizados no final de março em Palmas (TO) trouxeram resultados práticos dos debates entre magistrados com atuação na área da Infância e Juventude. Foram aprovados 11 Enunciados no XXIV Fonajuv sobre temas ligados especialmente à adoção, medidas protetivas e ensino domiciliar. Os fóruns são formados por magistrados de todo o país reunidos para discutir questões afetas ao sistema socioeducativo e do adolescente em conflito com a lei e matéria protetiva.

 

 
Florianópolis debate precatórios na 12ª Reunião Periódica da Câmara Nacional de Gestores
01/04/2019 - 13:04:28 - Autor: Sandra de Araujo / Comunicação AMC

O Sistema de Precatórios foi tema de Seminário na última sexta-feira (29/3) no Tribunal de Justiça. O evento fez parte da 12ª Reunião Periódica da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios, realizada neste ano em Florianópolis. A palestra de abertura coube ao desembargador catarinense Hélio do Valle Pereira, que provocou o tema com o título "Precatório, a justiça para quem não tem pressa".

 

 
AMC emite nota contra exercício de juízes federais na jurisdição eleitoral de 1º grau
26/03/2019 - 00:03:26 - Autor: Sandra de Araujo / Comunicação AMC

A Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC emitiu, nesta segunda-feira (25), nota pública com manifestação contrária ao requerimento formulado pela Procuradora-Geral Eleitoral, Raquel Elias Ferreira Dodge, em que pleiteia a alteração da Resolução TSE nº 21.009/2002 para que a jurisdição eleitoral em 1º grau possa ser exercida também por juízes federais.

 

 
Esmesc sedia lançamento de livro sobre efeitos da Lei de Alienação Parental
25/03/2019 - 14:03:26 - Autor: Sandra de Araujo / Comunicação AMC

A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina - Esmesc sediará nesta quinta-feira (28/03), às 20 horas, o lançamento do livro Invisibilidade de Crianças e Mulheres Vítimas da Perversidade da Lei de Alienação Parental – Pedofilia, Violência e Barbarismo. Com estes temas bastante atuais a obra tem prefácio do desembargador gaúcho Ingo Sarlet, que participará do lançamento.

 

 
Carlos Roberto da Silva é empossado no cargo de desembargador
24/03/2019 - 17:03:58 - Autor: Sandra de Araujo / Comunicação AMC

O desembargador Carlos Roberto da Silva foi empossado na sexta-feira, 22/3, em sessão solene no Tribunal de Justiça, na vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Newton Trisotto. Na magistratura desde o ano de 1993, o novo integrante da Corte atuou nas comarcas de Cunha Porã, Mondaí, Chapecó, Blumenau e Itajaí e foi promovido ao cargo de juiz de Direito de 2º grau em 2016. Na gestão do desembargador Torres Marques, ocupou o cargo de coordenador de Magistrados (Comagis).

 

 
AMC prestigia homenagem a magistrados aposentados em sessão do Órgão Especial
20/03/2019 - 19:03:24 - Autor: Sandra de Araujo - Comunicação AMC

Os magistrados aposentados no ano de 2018, desembargador Jorge Henrique Schaefer Martins e a juíza Denise Nadir Enke foram homenageados na tarde de hoje (20/3), em sessão do Órgão Especial. A cerimônia foi acompanhada por desembargadores, servidores, familiares e enalteceu a dedicação deles ao Poder Judiciário e em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à instituição.

 

 
- Sessão do Órgão Oficial define movimentação na magistratura
- Nota de Falecimento – senhor Evaldo Maestri
- TJSC promove evento para debater temas contemporâneos do Direito Público
- Campanha da AMC incentiva protagonismo feminino
- Tribunal Pleno promove juiz Carlos Roberto da Silva ao cargo de desembargador