Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
19/09/2014
Tudo a Ver: juízes e jornalistas debatem sobre política com alunos do Instituto Estadual de Educação e Imaculada Conceição
  No. Acessos: 861

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) promovem, na próxima semana, mais dois encontros com alunos do Ensino Médio de duas escolas de Florianópolis. O primeiro será no Instituto Estadual de Educação (IEE), no dia 23 de setembro, às 10h, e o segundo, no Educandário Imaculada Conceição, no dia 25 de setembro, às 10h. O evento, que faz parte do projeto “Tudo a Ver”, vai reunir juízes e jornalistas para um bate-papo informal com os jovens estudantes sobre temas ligados ao Direito, aos Poderes do Estado e à Política.

O encontro no IEE contará com a participação dos jornalistas Moacir Pereira (RBS), Altair Magagnin Jr. (Ric Record) e Elaine Maieski (Band SC) – mediadora -, do presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juiz Sérgio Luiz Junkes, do juiz Fernando de Castro Farias, coordenador do projeto, do juiz eleitoral Carlos Vicente da Rosa Góes, o diretor geral do IEE, Vendelin Santo Borguezon.

Já no encontro que será realizado no Educandário Imaculada Conceição, vão participar os jornalistas Upiara Boschi (RBS), Keli Magri (Ric Record) e Elaine Maieski (Band SC) – mediadora -, o coordenador do projeto Tudo a Ver, juiz Fernando de Castro Farias, a juíza eleitoral Bárbara Lebarbenchon Moura Thomaselli, e o professor de Filosofia, Sociologia e Atualidades do Imaculada Conceição, Alan Carlos Ghedini.

O projeto, cujo público-alvo são os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino estadual e das escolas particulares, tem como objetivos específicos apresentar aos jovens as instituições democráticas de seu Município, Estado e País; desmistificar e familiarizar os jovens com os temas do universo jurídico e político; estimular a cultura do debate entre os estudantes, tendo como foco assuntos ligados ao exercício da cidadania; e contribuir para que os jovens possam votar de forma consciente nas próximas eleições.

Durante o encontro, será exibido um vídeo sobre o projeto e distribuídas as cartilhas Tudo a Ver Eleições 2014 – Por dentro do Estado, do Poder e da Política. Nelas constam 15 perguntas, cujas respostas explicam de maneira clara, objetiva e de fácil aprendizagem os aspectos importantes sobre a formação do Estado, o funcionamento dos Três Poderes, o papel da política na vida do cidadão, o sistema eleitoral brasileiro e a importância do voto como instrumento de cidadania no processo de consolidação da democracia.

De acordo com o presidente da AMC, a proposta central do projeto Tudo a Ver é fazer com que os magistrados catarinenses reúnam-se com os estudantes nas escolas de suas respectivas comarcas e repassem a estes um rico conteúdo gerado a partir dos tópicos elencados nos objetivos geral e específicos do projeto. “A ideia é fomentar essa aproximação entre a Justiça e a magistratura catarinense da sociedade. Além disso, o nosso propósito é também oferecer aos jovens a possibilidade de agregar conhecimento ao conteúdo repassado em sala de aula aos alunos”, ressalta Junkes.

 

Clique aqui para ver a cartilha do projeto Tudo a Ver – Por dentro do Estado, do Poder e da Política dirigida aos estudantes.

Clique aqui para ver a cartilha do projeto Tudo a Ver – Por dentro do Estado, do Poder e da Política, com informações sobre como funciona o projeto e seus objetivos, destinada aos magistrados e organizadores.