Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
30/10/2014
Blumenau sedia sexta edição do Simpósio Judiciário e Imprensa
  No. Acessos: 733

A sexta edição do Simpósio Judiciário e Imprensa reunirá, no dia 6 de novembro, às 19h30, no auditório do Senai (Rua São Paulo, 1147), em Blumenau, estudantes dos cursos de Direito e Jornalismo, operadores do Direito e profissionais da comunicação para debater o tema “O Jornalista, o Juiz e o Cidadão: anseios e perspectivas”.

O evento é uma realização da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI)/Casa do Jornalista,  com o intuito de oferecer um amplo debate sobre as relações entre o Poder Judiciário, a imprensa e a sociedade. Como palestrantes, o evento contará com a participação do Desembargador Antônio Carlos Malheiros, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SC); dos jornalistas Joelson dos Santos (Grupo RBS) e Alexandre Gonçalves (Grupo Ric Record); e de Nelson Garcia, representando o cidadão.

Para o presidente da AMC, Juiz Sérgio Luiz Junkes, a relevância do evento demonstra-se não apenas pela sua atualidade, mas, sobretudo, pelo reconhecimento do papel desempenhado pela Justiça e pela imprensa no processo de construção da democracia e, por consequência, na concretização do ideal da plena cidadania. “Isso tudo perpassa pelo acesso à informação e também pelo fomento à conscientização crítica da população em geral”, enfatizou o magistrado.

O presidente da ACI, Ademir Arnon, destaca que os simpósios Judiciário e Imprensa entraram definitivamente no calendário dos grandes eventos de Santa Catarina. “Estamos cientes do sucesso dessa parceria entre a magistratura e os jornalistas de Santa Catarina, que tem rendido bons frutos para toda a sociedade, mormente porque as duas áreas convergem não só em princípios como também em objetivos. Jornalistas e juízes lutam por justiça, por dignidade, por ética e transparência com a coisa pública”, frisou.

A Juíza Quitéria Tamanini Vieira Peres, organizadora do evento, entende que esta promete ser uma oportunidade extremamente profícua em que se sentam, lado a lado, jornalistas, juízes e cidadãos para discutirem temas ligados ao próprio exercício da cidadania. “Afinal, a consolidação dos direitos assegurados ao cidadão pressupõe não somente sua compreensão, como também o desenvolvimento de análise crítica acerca do cenário em que tais embates ocorrem. Relevantíssimo será, para tanto, o papel da imprensa. Por sua vez, o Poder Judiciário precisa se fazer conhecer e compreender, tanto melhor quanto possível. Quem ganhará com o resultado destas forças, em linha de convergência, será o próprio cidadão, raz&ati lde;o de ser de toda a estrutura comunicacional e judiciária. Sintam-se todos convidados: jornalistas, juízes e cidadãos, interlocutores da sociedade que almejamos construir”, ressaltou. 

As vagas são gratuitas e limitadas, por isso, para participar é necessário fazer a inscrição pelo link:www.amc.org.br/sji2014