Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
12/11/2014
Tudo a Ver: juízes e jornalistas debatem sobre política com alunos do Colégio Marista, em São José
  No. Acessos: 771

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) promovem, nesta quinta-feira (13/11), às 19h, no Colégio Marista, em São José, um encontro com os alunos da 3ª série do Ensino Médio da instituição. O evento, que faz parte do projeto “Tudo a Ver”, vai reunir magistrados e jornalistas para um bate-papo informal com os jovens estudantes sobre temas ligados ao Direito, aos Poderes do Estado e à Política.

Nesta quarta edição, o evento contará com a participação dos jornalistas Thiago Santaella (RBS), Stefani Ceolla (RIC Record) e Elaine Maieski (Band SC) – mediadora –, e do juiz Fernando de Castro Faria, coordenador do "Tudo a Ver".

O projeto, cujo público-alvo são os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino estadual e das escolas particulares, tem como objetivos específicos apresentar aos jovens as instituições democráticas de seu Município, Estado e País; desmistificar e familiarizar os jovens com os temas do universo jurídico e político; estimular a cultura do debate entre os estudantes, tendo como foco assuntos ligados ao exercício da cidadania; e contribuir para que os jovens possam votar de forma consciente nas próximas eleições.

Durante o encontro, será exibido um vídeo sobre o projeto e distribuídas as cartilhas Tudo a Ver Eleições 2014 – Por dentro do Estado, do Poder e da Política. Nela constam 15 perguntas, cujas respostas explicam de maneira clara, objetiva e de fácil aprendizagem os aspectos importantes sobre a formação do Estado, o funcionamento dos Três Poderes, o papel da política na vida do cidadão, o sistema eleitoral brasileiro e a importância do voto como instrumento de cidadania no processo de consolidação da democracia.

Outros encontros foram realizados no Colégio Catarinense, Instituto Estadual de Educação e Educandário Imaculada Conceição.