Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
28/11/2014
Novos Caminhos forma jovens que vivem em abrigos de Itajaí e Blumenau
  No. Acessos: 698

Jovens que vivem em abrigos de Itajaí e Blumenau, concluíram nesta quarta-feira (26), a primeira etapa do programa Novos Caminhos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e Tribunal de Justiça (TJ/SC). A solenidade de formatura foi realizada no SENAI de Itajaí.

Ao todo, 20 jovens participaram da primeira etapa com a formação Profissional do Futuro, realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da FIESC. Neste programa são abordadas temáticas como a postura profissional, comunicação, relacionamento interpessoal, comprometimento organizacional, proatividade no ambiente de trabalho, criatividade, flexibilidade e inovação, liderança, ética e atitude pelo planeta.

O desembargador Sérgio Izidoro Heil, responsável pela Coordenadoria Estadual de Infância e Juventude (Ceij) e entusiasta do projeto, esteve no Oeste para prestigiar a solenidade, ao lado das demais autoridades locais e de representantes da Fiesc. “Este projeto é um sonho realizado e é muito gratificante poder estar aqui presente e vê-los concluir esta primeira etapa. Vocês podem trilhar o caminho e obter o sucesso que quiserem, basta batalhar por isso”, pontuou ele, que deixou aos jovens uma frase do poeta Mário Quintana: “Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão. Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades e às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim. E que valeu a pena!”.

Bianca Pauletti, coordenadora do Programa pelo IEL/FIESC, lembrou que foram nove módulos de capacitação que trouxeram uma nova perspectiva para o grupo. Na segunda etapa, os jovens são encaminhados, se necessário, ao programa de educação de jovens e adultos do SESI ou a um curso técnico, de aprendizagem industrial ou de qualificação que optarem no SENAI.

O TJ/SC estima que nos próximos anos cerca de 470 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão os 170 abrigos no Estado. O projeto, que está em andamento em outras regiões do Estado, como Norte, Vale do Itajaí, Sul e Grande Florianópolis, integra o Movimento a Indústria pela Educação, que estimula o setor a promover o acesso ao ensino e amplia a oferta de serviços educacionais da FIESC.

As indústrias das regiões onde as ações do Programa Novos Caminhos são realizadas, são convidadas a fazer parte da iniciativa, oferecendo oportunidades aqueles que foram capacitados pelas entidades da FIESC. O projeto está em andamento também em outras regiões do Estado, como Oeste, Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.