Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
04/12/2014
Novos Caminhos: evento discute ações para 2015
  No. Acessos: 726

Assistentes sociais forenses e representantes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da FIESC, estiveram reunidos na terça-feira (02/12), em Florianópolis, para discutir e planejar ações referentes ao projeto Novos Caminhos para o ano de 2015. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e tem como objetivo oferecer cursos de capacitação e trabalho para os jovens abrigados.

O presidente da AMC, juiz Sérgio Luiz Junkes, ao lado do presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, e do Desembargador Sérgio Izidoro Heil, responsável pela Coordenadoria Estadual de Infância e Juventude (Ceij), esteve presente ao encontro, oportunidade em que parabenizou todos os envolvidos no programa. “Este é um projeto que orgulha a todos nós, sobretudo porque tem apresentado resultados práticos, dando um pouco mais dignidade a esses jovens que estão nos abrigos de todo o Estado”, destacou Junkes.

Na primeira fase do programa são abordadas temáticas como a postura profissional, comunicação, relacionamento interpessoal, comprometimento organizacional, proatividade no ambiente de trabalho, criatividade, flexibilidade e inovação, liderança, ética e atitude pelo planeta. Na segunda fase, os jovens são encaminhados, se necessário, ao programa de educação de jovens e adultos do SESI ou a um curso técnico, de aprendizagem industrial ou de qualificação que optarem no SENAI.

O TJ/SC estima que nos próximos anos cerca de 470 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão os 170 abrigos no Estado. O projeto, que está em andamento em várias regiões do Estado, como Norte, Vale do Itajaí, Sul e Grande Florianópolis, integra o Movimento a Indústria pela Educação, que estimula o setor a promover o acesso ao ensino e amplia a oferta de serviços educacionais da FIESC.

As indústrias das regiões onde as ações do Programa Novos Caminhos se desenvolvem, são convidadas a fazer parte da iniciativa, oferecendo oportunidades aqueles que foram capacitados pelas entidades da FIESC.