Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
Estudantes de Chapecó participam de aula inaugural do Programa Novos Caminhos
09/06/2017 - 14:06:41   No. Acessos: 85

Na noite de quarta-feira (7/6), cerca de 30 jovens foram recepcionados durante aula inaugural no SENAI Chapecó. A turma do Programa Novos Caminhos deste ano terá uma série de atividades que contribuirão para sua vida pessoal e profissional. Os adolescentes participarão de encontros com cursos e palestras no Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC), Serviço Social da Indústria (SESI/SC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/SC).

Entre os temas que serão abordados estão postura profissional para o mundo do trabalho, criatividade, flexibilidade e inovação, liderança, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, organização e planejamento, ética, significado do trabalho, educação ambiental, finanças pessoais, propriedade intelectual, tecnologia da informação e da comunicação, fundamentos de logística, desenho arquitetônico, informática e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Juiz da Vara da Família, Infância e Juventude de Chapecó, André Millani, disse que o programa é de extrema importância para a formação dos jovens. “Foi um divisor de águas no sistema de acolhimento, sem ele os caminhos desses jovens seriam outros. É um projeto excepcional com o intuito de inserir no mercado de trabalho os jovens acolhidos com pouca projeção de serem direcionados para adoção, contribuindo para sua autonomia. As instituições parceiras proporcionam amparo social, afetivo e fornecem princípios para que sejam bons cidadãos”, frisou.

O Novos Caminhos integra o Movimento Santa Catarina pela Educação e está na base da cultura do sistema FIESC e SENAI, que é a educação. O programa é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio). Conforme o desempenho dos jovens, pode ser disponibilizado para eles um curso técnico de forma gratuita.

Desde que iniciou, mais de 100 jovens participaram das atividades. O Programa Novos Caminhos iniciou as atividades em 2013 e, neste ano, passou a contar também com a parceria da Fecomércio. Chapecó recebeu a turma piloto do programa que, atualmente, acontece em todo o Estado de Santa Catarina. Possui ainda parceria dos sindicatos patronais filiados à FIESC que contribuem, por meio das empresas associadas, na inserção dos jovens no mercado de trabalho.