Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
Programa Novos Caminhos: mais uma turma inicia as atividades em Concórdia
12/09/2017 - 20:09:24   No. Acessos: 19

Foi realizada no auditório do SENAI Concórdia, na manhã desta terça-feira (12/9), a aula inaugural de mais uma turma do Programa Novos Caminhos, que beneficia adolescentes que vivem em situação de acolhimento. A iniciativa oferece capacitação profissional e inclusão no mundo do trabalho aos participantes. O Programa é desenvolvido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), OAB-SC e Fecomércio. Na região do Alto Uruguai Catarinense, 13 adolescentes participam das atividades.

A AMC esteve representada no lançamento pelo Juiz da Vara da Família, Sucessões, Infância e Juventude da comarca de Concórdia, Samuel Andreis. Para o Magistrado, o programa tem se mostrado promissor na cidade. "Felizmente, com uma turma já formada, podemos constatar que jovens antes sem autoestima hoje caminham de cabeça erguida. Temos alunos cotistas, que conseguem desempenhar atividades de aprendizagem recebendo alguma remuneração, sempre bem-vinda para essas pessoas em condições de vulnerabilidade social. A parceria com a FIESC está proporcionando a esses jovens uma qualificação técnica, ao tempo em que também estabelece uma rede social de apoio. E as oportunidades agora se ampliam com a participação da Fecomércio (SESC), que ministrará curso de informática, de modo a promover a imprescindível inclusão no mundo digital, quase sempre a eles inacessível", comentou.

A coordenadora do Programa de Inclusão do SENAI, Rosana Mendes, explica que os 13 adolescentes terão uma visão diferenciada de mundo e de sociedade e poderão conquistar seus objetivos de ingresso no mercado. "O programa vem em favor desses menores, proporcionando uma qualificação para que eles sejam inseridos no mercado de trabalho. Atualmente, temos 769 jovens no Estado e todos têm a oportunidade de passar pelas capacitações do SENAI, IEL, SESI e SENAC", explica.

De acordo com Rosana, o Programa Novos Caminhos tem atingido os objetivos traçados no Estado. "Os participantes realmente estão fazendo a diferença. Temos casos de jovens que já estão trabalhando e  ingressaram numa faculdade", assinala. "São histórias que nos comovem. São pessoas que tiveram negações em vários aspectos. Agora, eles têm a oportunidade de construir um novo futuro", destaca. Os cursos oferecidos aos adolescentes são totalmente gratuitos.

As aulas de mais uma turma do Programa Novos Caminhos no Alto Uruguai Catarinense terão início nesta quarta-feira (13/9). As atividades ocorrerão uma vez por semana com professores do SESI, SENAI, IEL e SENAC. Durante este período, serão abordados temas como postura, ética e empregabilidade. Além disso, os jovens conhecerão o funcionamento das indústrias locais.

O lançamento de mais uma turma do Programa Novos Caminhos contou também com a presença do diretor do SENAI (unidade de Concórdia), Volnei Magedans, do diretor do SENAC (unidade de Concórdia), Rubens Mascelani Filho, além da equipe técnica que dá suporte aos adolescentes.