Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
Solenidade marca os 100 anos de instalação da Comarca de Chapecó
14/11/2017 - 14:11:14   No. Acessos: 83

Para celebrar o centenário de instalação da comarca de Chapecó, será realizada na data de hoje, às 19h30, uma solenidade comemorativa no Centro de Cultura e Eventos do município. Na ocasião, a historiadora Eli Belani fará breve explanação histórica e serão homenageados com diploma personagens importantes, os quais contribuíram para o fortalecimento do Poder Judiciário na região. São eles: os Juízes mais antigos da comarca, Valério Braun e Aidê Valcarenghi, o Advogado com inscrição mais antiga na OAB, Guido Schwengber, a Promotora Vânia Augusta Cella Piazza e a Servidora aposentada Jessy de Moura.

O Juiz Gustavo Emelau Marchiori, Diretor do Foro da Comarca de Chapecó, recorda de alguns fatos relativos à instalação da Comarca e das importantes transformações ao longo destes 100 anos. "Uma honra incrível poder estar à frente da Direção do Foro nesta data emblemática para a comarca e município, afinal de contas, muito se fez pelo Poder Judiciário em Chapecó nestes 100 anos. De um início tímido e modesto, sem sede definitiva, apenas provisória e com acervo por vezes transportados em lombos de mulas de uma cidade a outra (Chapecó e Xanxerê), a uma situação atual de 14 Varas e mais uma prevista para instalação - Vara da Infância e Juventude - criada no primeiro Pleno deste mês", diz.

Em números atualizados, a comarca possui 62.921 processos em andamento e cerca de 200 servidores e colaboradores. Para o Juiz Marcio Rocha Cardoso, a data, celebrada juntamente com os cem anos da cidade de Chapecó, "reflete o caminhar juntos: comunidade e Judiciário. Dois seguimentos que cresceram juntos e viram os bons frutos resultantes dos objetivos comuns de dar o melhor para as pessoas que fizeram está cidade", ressalta.

"Chegar a uma comarca, após galgar as promoções naturais da carreira, em que se quer permanecer e ter a sorte de coincidir com um marco tão importante é uma alegria muito grande. Em pensar que até 1917, haviam apenas 19 comarcas em todo o Estado e que, na época de sua instalação, Chapecó vinha de uma recém estabilidade geográfica, é realmente muito significativo ver todo o caminho trilhado pelo Judiciário até aqui", destaca o Juiz Marcos Bigolin, titular da 3ª Vara Cível de Chapecó e Diretor Adjunto do Departamento Cultural da AMC.