Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
Dirigentes da AMC e ESMESC fazem visita institucional ao novo presidente do TJ/SC
15/12/2017 - 18:12:26   No. Acessos: 392

Membros da diretoria da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC) fizeram, na tarde desta sexta-feira (15/12), uma visita institucional ao Desembargador Rodrigo Collaço, eleito presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), no último dia 6 de dezembro. Na oportunidade, os Magistrados entregaram ao futuro presidente da Corte um documento contendo 10 sugestões para a nova gestão do Tribunal, com foco no aperfeiçoamento do funcionamento do Sistema de Justiça.

Entre as propostas, o pedido de instituição de eleição direta, estendendo o direito de voto aos Magistrados de primeiro grau; admissão de no mínimo um Magistrado de primeiro grau em cada Conselho e Comissão do TJ; revisão da divisão e organização judiciárias do Estado; urgente adequação da força de trabalho auxiliar no primeiro grau; provimento dos cargos vagos de Juiz Substituto e agilização dos processos de movimentação na carreira da Magistratura; aumento do quadro de assessores dos Juízes de primeiro grau; recomposição do quadro de servidores do primeiro grau; estruturação do Sistema de Juizados Especiais; efetiva implementação de medidas de segurança nos fóruns; e melhoria do sistema de tecnologia do Poder Judiciário catarinense.

O Desembargador Rodrigo Collaço destacou que vai analisar as sugestões apresentadas e que pretende dar atenção especial à Justiça de primeiro grau. “Quero ouvir muito os colegas, estar perto de todo mundo e tentar acertar ao máximo”, assegurou. O novo presidente também aceitou o convite para proferir a Aula Magna da ESMESC no início de 2018.

Participaram da reunião o presidente da AMC, Desembargador Odson Cardoso Filho; a 1ª vice-presidente e presidente eleita da entidade, Juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer; o diretor geral da ESMESC, Juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva; o presidente do Conselho Deliberativo da AMC, Juiz Samir Oséas Saad; o presidente do Conselho Fiscal da AMC, Desembargador Stanley da Silva Braga; e o 1º vice-presidente eleito da AMC, Juiz Vitoraldo Bridi.