Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
Programa Novos Caminhos forma mais uma turma e insere jovens no mercado de trabalho
18/12/2017 - 16:12:47   No. Acessos: 221

Mais 21 jovens da região Oeste do Estado, que participam do programa Novos Caminhos, concluíram, na semana passada, em solenidade realizada no SESI Chapecó, as atividades deste ano dos cursos de qualificação para ingresso no mercado de trabalho.

A formatura teve o objetivo de assinalar a conclusão das atividades do ano de 2017 do Programa aos adolescentes das Casas-Lares que se engajaram nos cursos ministrados no SESI, SENAI, IEL e SENAC. As atividades iniciaram em junho de 2017, envolvendo 12 adolescentes de Chapecó e nove de Xanxerê. Seis municípios do Oeste catarinense estão sendo atendidos pelo programa Novos Caminhos: Chapecó, Xanxerê, São Carlos, Palmitos, São Domingos e Galvão.

O programa é desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).

O Novos Caminhos tem como objetivo capacitar profissionalmente adolescentes a partir dos 14 anos que, ao completar 18 anos, deixam os programas de acolhimento, e os qualifica para a inserção no mercado de trabalho. Neste ano, os jovens participaram das aulas e de uma série de atividades que contribuirão para sua vida pessoal e profissional.

As atividades do programa tiveram início em 2013 e integra o Movimento Santa Catarina pela Educação. Os sindicatos patronais filiados à FIESC contribuem, por meio das empresas associadas, na inserção dos jovens no mercado de trabalho.

O Juiz da 2ª Vara da Família, Idoso e Sucessões André Milani destacou que “o projeto é um divisor de águas porque coloca os olhos para os adolescentes que necessitam autonomia e a dignidade que precisam para seguir o caminho deles”.

Para o presidente da OAB de Chapecó Ortenilo Azzolini “esses jovens são pessoas que serão inseridas no mercado de trabalho, no desenvolvimento de suas cidades e poderão seguir nos estudos. A iniciativa é bastante positiva e por isso tem apoio da OAB”.

O vice-presidente regional da FIESC Waldemar Schmitz observou que “o projeto iniciou por Chapecó e está dando certo em todo o Estado. É uma satisfação ver esses jovens com oportunidade de inserção no mercado de trabalho em condições iguais ou até melhores que outros jovens que não passaram por dificuldades semelhantes”.

A adolescente Keila Vanin fez um relato de sua experiência: “Participar do programa foi incrível. Os cursos ajudaram de forma impressionante. Foi grande a realização para mim e para meus colegas. Ano que vem vou começar fazer estágio e consegui planejar o meu futuro. Quero fazer faculdade de Agronomia e depois mestrado e doutorado. O projeto me ajudou nessas definições e o aprendizado que tive levarei para toda a vida”.

Prestigiaram a formatura o vice-presidente da FIESC para o oeste Região Oeste, Waldemar Antônio Schmitz; o representante do Ministério Público, Anderson Adilson de Souza; Juiz da 2ª Vara da Família, Idoso e Sucessões, André Milani; presidente da OAB, Ortenilo Azzolini; diretor do Foro de Chapecó, Juiz Gustavo Marchiori; representante do Senac Chapecó, Franci Kleberson Kucher; diretores do Sesi Regional Oeste (Claudemir José Bonatto), do Senai Regional Oeste (João Roberto Lorenzett), gerente de Educação do Senai Chapecó (Almeri Dedonatto) e responsável do Instituto Euvaldo Lodi Chapecó (Mariza Dessoi). (Com informações da MB Comunicação).