Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
Desembargador Rodrigo Collaço assume o comando do TJ/SC
06/02/2018 - 10:02:44   No. Acessos: 185
O novo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), desembargador Rodrigo Collaço, foi empossado na tarde de sexta-feira, 2 de fevereiro, na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki. Em seu discurso, Collaço afirmou ser possível promover uma revolução no Judiciário de Santa Catarina. Para isso, simplificou, basta julgar mais e melhor. "Essa será nossa meta, a ser perseguida diariamente nos próximos dois anos", garantiu. 
 
A transmissão do cargo foi realizada pelo desembargador Torres Marques, que deixou a chefia do Judiciário catarinense. Em seu discurso, o ex-presidente fez um balanço de sua administração e enumerou as realizações da gestão – entre elas transformar cargos de juiz de 2º grau em cargos de desembargador e prover 34 deles em pouco mais de um ano. "Os compromissos assumidos e as metas do nosso plano de gestão foram cumpridos com sucesso", avaliou. 
 
Logo após assumir o posto de presidente e ser condecorado com a Medalha de Honra - Grande Mérito, coube ao desembargador Rodrigo Collaço empossar os demais integrantes do corpo diretivo. Assumiram postos de comando, na oportunidade, os desembargadores Moacyr de Moraes Lima Filho (1º vice-presidente), Henry Petry Júnior (corregedor-geral da Justiça), Carlos Adilson Silva (2º vice-presidente), Altamiro de Oliveira (3º vice-presidente) e Roberto Lucas Pacheco (vice-corregedor-geral da Justiça). Houve também a transmissão do cargo de corregedor-geral da Justiça entre os desembargadores Ricardo Orofino Fontes e Henry Petry Júnior. 
 
Na sequência, foi realizada a assinatura do termo de posse dos membros eleitos para complementar a composição do Órgão Especial, integrado, além dos 13 desembargadores mais antigos da corte, por 12 escolhidos em votação para mandato de dois anos: Salete Silva Sommariva, Alexandre d'Ivanenko, Moacyr de Moraes Lima Filho, Sérgio Izidoro Heil, João Henrique Blasi, Soraya Nunes Lins, Henry Petry Júnior, Stanley da Silva Braga, Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, Hélio do Valle Pereira, Júlio César Machado Ferreira de Melo e o próprio Rodrigo Collaço. Ele, o 1º vice-presidente e o corregedor-geral são considerados membros natos.