Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
ESMESC realiza sétima edição do Encontro Estadual de Alunos, na Capital
29/06/2018 - 17:06:54   No. Acessos: 121
Nesta sexta-feira, 29 de junho, foi realizado o VII Encontro Estadual de Alunos da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC), na Capital. O evento debateu temas como mediação comunitária, Justiça distributiva, sistema carcerário e superação da violência. O encontro teve como objetivo integrar Magistrados, Docentes, Alunos e egressos dos módulos da Sede, em Florianópolis, e das Extensões pelo Estado.
 
O juiz Rudson Marcos, diretor-geral da ESMESC, abriu os trabalhos, destacando o papel da instituição na formação dos futuros magistrados. “Este ano a nossa escola comemora 32 anos de fundação. Iniciou com uma sala bem pequena, no Tribunal de Justiça, e hoje temos uma estrutura ampliada e autônoma, com extensões no interior do Estado, sempre com foco na formação de profissionais cada vez mais capacitados”, ressaltou. 
 
A primeira mesa de debates contou com as presenças da psicóloga Mônica Delfino, da juíza Marta Regina Jahnel, da comarca de Videira, do juiz Rodrigo Barreto, da comarca de Braço do Norte, e da juíza Ana Cristina Borba Alves, diretora cultural da ESMESC. Eles debateram o tema “Preparação subjetiva e objetiva ao concurso da magistratura”. Na sequência, a juíza Gláucia Foley (TJDFT) encerrou os trabalhos da manhã com a palestra “Mediação comunitária”.
 
 
No período da tarde, palestraram a juíza Andrea Ferreira Bispo (“Justiça distributiva”), o juiz Marcelo Semer (“Democracia, Estado e o papel do juiz hoje”), o juiz João Marcos Buch (“Sistema carcerário e superação da violência”) e o juiz José Henrique Torres (“O juiz, a juíza e a sociedade”). 
 
Foram realizados, ainda, os lançamentos dos livros “Vamos conciliar?”, de autoria da juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, “Juiz achado na rua”, do juiz João Marcos Buch, e “Entre salas e celas”, do juiz Marcelo Semer.