Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
Em primeiro caso no Brasil, TRE-SC remove perfil do Instagram hospedado no Exterior
11/09/2018 - 16:09:50   No. Acessos: 21

O primeiro caso no Brasil nas Eleições 2018 de perfil falso hospedado no Exterior foi julgado na última semana pelo Pleno do TRE-SC e, por unanimidade, determinou que a rede social Instagram remova, em 1 (um) dia, perfil de divulgação pública hospedado na África do Sul e na Rússia. Nas postagens, constam imagens desabonatórias ao candidato ao Governo do Estado.

Segundo o juiz relator, Antonio Fernando Schenkel do Amaral e Silva, além de 9 postagens com conteúdo “sabidamente inverídicos” - como, por exemplo, o fato do candidato não ser ficha suja, tendo inclusive seu registro deferido pelo TRE-SC para as Eleições 2018 -, o perfil “politicamalandrasc” é falso em sua origem. “É motivo para remoção do perfil e de seu conteúdo, com base na informação do Facebook (Instagram) que demonstrou que o perfil e as postagens foram criadas em outros países - África do Sul e Rússia -, com, a meu ver, nítido intuito de falsear a identidade de seu criador, em desrespeito a Lei 9.504/1997, art. 57-B, §2º”, asseverou.

Tendo em vista a importância do fato julgado, para balizar futuras situações semelhantes a serem enfrentadas pela Justiça Eleitoral catarinense, o juiz relator determinou, ainda, o envio reservado dos dados do falso criador do perfil removido ao Ministério Público, para que promova averiguação da identidade real do autor das postagens. “A forma como foi engendrada às escondidas e em outro país a real identidade do autor da propaganda eleitoral por aquele perfil citado, causou desrespeito flagrante às instituições democráticas e pode desequilibrar as eleições, mesmo que se repita ou não tal atitude”, concluiu. (Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-SC)