Untitled Document
   
conheca ent-judiciario associados esmesc sala-imprensa
Semana Nacional da Conciliação promove milhares de audiências em Santa Catarina
05/11/2018 - 17:11:33   No. Acessos: 46

A XIII Semana Nacional da Conciliação começou hoje, em Florianópolis, com uma cerimônia ao ar livre. Representantes do Poder Judiciário e de diversas entidades públicas se reuniram na Praça Tancredo Neves, em frente ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, para marcar o início do evento. Durante toda a semana devem ser realizadas cerca de 7 mil audiências de conciliação em todo o Estado.

A programação da semana prevê audiências para conciliação com partes envolvidas em processos de primeiro e de segundo grau e também para solução de conflitos pré-processuais, como dívidas com as companhias fornecedoras de água e energia elétrica e problemas diversos denunciados ao PROCON. Nesses casos, servidores conciliadores atuam para evitar que a disputa se torne um novo processo judicial.

A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJSC, Des. Janice Ubialli, abriu a cerimônia destacando a importância do diálogo e das ações que promovem a resolução pacífica de conflitos.

A presidente da AMC, juíza Jussara Wandscheer, acompanhou o evento e destacou a importância da conciliação para o controle dos índices de ingresso de novas ações no Poder Judiciário. “Em Santa Catarina há um alto índice de entrada de novos processos e isso tem reflexo direto no trabalho dos juízes. Evitar aqueles que podem ser resolvidos com diálogo e conciliação é positivo também para a magistratura”, destacou.

Na Praça Tancredo Neves, onde ocorreu a cerimônia de abertura, está montada uma estrutura especial para oferecer serviços de ação social e cidadania para a comunidade em geral. A programação do evento segue até a próxima sexta-feira, 9/11.