“Guia AMC Acolhimento e Adoção” coloca trabalho da Magistratura em destaque na imprensa estadual  

Guia AMC Acolhimento e Adoção, lançado pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), proporcionou grande debate na imprensa estadual sobre o trabalho da Magistratura em processos de destituição do poder familiar.   

Dezenas de entrevistas foram concedidas por Magistrados da área da Infância e Juventude no mês de maio, em que se comemora o Dia Nacional da Adoção. O objetivo foi explicar, em linguagem simples e didática, a complexa rede que envolve o trabalho de acolhimento de crianças e adolescentes. 

“Esta produção da AMC tem como contexto um cenário de críticas e polêmicas criadas, nas redes sociais e na imprensa, a partir de decisões judiciais que tratam de destituições. Queremos apresentar todos os esforços realizados pela Magistratura para garantir os interesses e os direitos das crianças e adolescentes”, explica o diretor do departamento da Família, Infância e Juventude da AMC, Raphael Mendes Barbosa.   

A diretora adjunta do departamento na AMC, Juíza Daniela Fernandes Dias Morelli destaca, também, a importância deste diálogo com a sociedade catarinense: 

“Quando uma parte insatisfeita vem a público e traz a sua versão do caso e suas críticas à decisão proferida, os Magistrados não podem se manifestar. Não obstante a sentença seja um ato singular, é importante que a população entenda que a decisão final proferida pelo Magistrado é embasada em inúmeros relatórios, estudos sociais e avaliações psicológicas elaborados por uma rede articulada. Somente após a constatação de que a família não consegue se mostrar protetiva, é que se chega à decisão drástica da destituição do poder familiar”, conclui.  

Confira algumas publicações: 

Televisão 
Record News TV entrevista Juiz Raphael Mendes Barbosa. Assista aqui
| UNITV de Tubarão entrevista Juíza Liliane Midori Yshiba Michels. Clique aqui para assistir.  
Jornal Gazeta de São Bento do Sul entrevista Juíza Liliane Midori Yshiba Michels.  
 
Rádio 
| Rádio CBN de Florianópolis entrevista a Juíza Daniela Morelli. Clique aqui para ouvir.    
| Rádio Som Maior de Criciúma entrevista a Juíza Daniela Morelli. Clique aqui para ouvir.   
| Rádio CBN de Joinville entrevista a Juíza Daniela Morelli. Clique aqui para ouvir.   
| Rádio CBN de Joinville entrevista Juiz Fernando Carboni. Ouça aqui.  
| Rádios Amanda FM, Jovem Pan News Difusora e Jovem Pan Alto Vale veiculam entrevista com o Juiz Juiz Raphael Mendes Barbosa. Ouça aqui.  
Rádio Jovem Pan de Blumenau veicula mensagem gravada do presidente da AMC, Juiz Marcelo Pizolati.   
| Rádio Menina FM de Blumenau entrevista Juiz Fernando Carboni. Clique aqui para ouvir. 
| Rádio Mix FM de Blumenau veicula entrevista com Juíza Surami Juliana dos Santos Heerdt. Clique aqui para ouvir. 
| Rádio 89 FM de São Bento do Sul entrevista Juíza Liliane Midori Yshiba Michels.  
| Rede Acaert de Rádio e TV (com distribuição estadual para emissoras de SC) entrevista a Juíza Surami Juliana Dos Santos Heerdt. Clique aqui para ouvir.   
 

Impresso/Online
| Reportagens nos portais: JusCatarinaJornal Evolução São Bento do SulPortal SBS OnlinePortal HC Notícias TubarãoPortal Jornal Floripa, Portal 4oito Criciúma e Gazeta SBS.    
| Coluna Moacir Pereira no Jornal Notícias do dia. Clique aqui para ler.   
| Artigo do Juiz Raphael Mendes Barbosa no Jornal Notícias do Dia.