Magistrados catarinenses participam de Fórum Nacional da Infância e Juventude 

Magistrados catarinenses estão participando do I Congresso do Fórum Nacional da Infância e Juventude (Foninj), que está sendo realizado hoje (18) e amanhã (19) em São Paulo. Os Juízes Karina Müller, Livia Borges Zwetsch Beck, Ana Cristina Borba Alves, Carolina Cantarutti Denardin, Fernando Machado Carboni, Camila Murara e Fernanda Pereira Nunes e o Desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade representam Santa Catarina no evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). 

O objetivo do encontro é promover a capacitação e a troca de experiências entre Magistrados, defensores, promotores e operadores do Direito que atuam na área da Infância e Juventude em todo o Brasil. Entre os temas debatidos estão a regra da prioridade absoluta aos direitos de crianças e adolescentes, o futuro das políticas públicas voltadas a eles e o direito à convivência familiar e comunitária. 

Para a Juíza Karina Muller, titular da Vara da Família, Infância, Juventude e anexos de Camboriú, a troca de experiências com outros Tribunais é fundamental. “Nessas ocasiões debatemos temas sensíveis e atuais da área da Justiça que cuida do futuro, tal como a primeira infância e respeito à diversidade. Ficou evidenciada a necessidade da implementação de capacitação, inclusive de forma continuada, para todos que atuam nesta jurisdição, tendo em vista a especificidade da área e sua prioridade absoluta”, justifica. “Eventos como esses são fundamentais para verificarmos como outros Tribunais atuam e quais são os pontos em que podemos melhorar”, explica o Juiz Fernando Machado Carboni, titular da Vara da Infância e Juventude de Itajaí, que também participa do evento.