Novos Caminhos celebra nove anos de história 

“A responsabilidade social desse programa é o motivo para que jovens acordem todos os dias e escolham um novo caminho”, declarou o aluno e integrante do Novos Caminhos Nelson Mateus Hubner Frederique em evento de comemoração aos nove anos da iniciativa. O jovem foi o primeiro aluno do programa a receber o título de destaque estadual. Cursou a graduação, se formou e hoje dá aulas de Física no Ceja, em Florianópolis.  

Fundado pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o programa reuniu hoje (31) as entidades parceiras em evento comemorativo na sala de sessões do TJSC. 

Na ocasião, as entidades fundadoras e parceiras reafirmaram o compromisso com a iniciativa por mais três anos. Também houve o anúncio de três novas entidades colaboradoras: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).   

O principal objetivo do Novos Caminhos é ajudar crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento para que tenham capacitação, oportunidades no mercado de trabalho e independência financeira. As ações, espalhadas nas mais de 200 casas de acolhimento de Santa Catarina, envolvem a inclusão digital, a educação profissional, os cuidados com saúde física e mental e a empregabilidade. 

Nesses noves anos, cerca de cinco mil crianças e adolescentes já foram atendidas pelo programa. Aproximadamente 11 mil matrículas foram efetivadas em cursos profissionalizadas e 895 jovens ingressaram no mercado de trabalho. João Vitor Barreto, morador da cidade de Palhoça, recebeu o auxílio da iniciativa enquanto ainda estava numa casa de acolhimento. Ele discursou hoje, no evento, e destacou que o mais importante são as pessoas que lutam pelos jovens. “Já pensei em desistir várias vezes, mas sempre teve alguém que me fez levantar a cabeça. Só tenho agradecimentos por tudo o que foi feito pela gente”, finalizou.  

Kevin Goulart da Silva também foi integrante do Novos Caminhos e realizou diversos cursos profissionalizantes em Blumenau. “Durante esse ciclo foram muitos desafios, agradeço o convite por estar aqui hoje. Estou feliz em poder compartilhar com vocês o meu diploma, não pelo grau de educação que ele traz, mas por concretizar que de fato as ações dão certo”, afirmou.  

O presidente da AMC, Juiz Marcelo Pizolati, participou do evento e aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho realizado por todos os Juízes e Juízas que atuam nas varas da Infância e Juventude de Santa Catarina.

“Quero dizer que a Associação esteve aqui na fundação do programa e que ela vai permanecer sempre. Acreditamos que essa iniciativa transforma a sociedade e o futuro dos jovens atendidos”, declarou Pizolati.  

O Desembargador Sérgio Isidoro Heil, coordenador da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSC, está à frente do programa desde o começo de 2022. Ele acredita que os recentes parceiros serão determinantes para dar ainda mais agilidade ao Novos Caminhos. “Não podemos comemorar esses nove anos sem relembrar do começo. A ideia foi articulada por diversas entidades e, a partir da implementação, o cenário social se transformou”.   

O presidente do TJSC, Desembargador João Henrique Blasi, espera que a iniciativa seja modelo para outros estados. “Que a experiência catarinense seja espalhada Brasil afora como uma boa prática. Ouvir os depoimentos hoje nos deu a certeza de que estamos fazendo muito mais que a nossa missão e isso é extremamente gratificante”, acrescentou.  

| Leia mais: Relembre aqui um pouco mais sobre a história do Novos Caminhos. 

São parceiros a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).