Programa Novos Caminhos encerra atividades do ano no meio Oeste catarinense

Na última semana foram realizadas cerimônias de encerramento das atividades anuais do programa Novos Caminhos de Santa Catarina, em Caçador, Rio do Sul e Joaçaba. A Juíza Lívia Francio Rocha Cobalchini, titular da Vara da Infância e Juventude de Caçador, e o Juiz André da Silva Silveira, titular da 2ª Vara Cível de Caçador, participaram do evento na cidade. O diretor do Departamento da Infância e Juventude da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Juiz Raphael Mendes Barbosa, participou da cerimônia em Rio do Sul. Outros 10 eventos como esses estão programados para ocorrer ainda em 2022.

Nos eventos, foram homenageadas as equipes técnicas e as empresas parceiras. Em Caçador, receberam o selo “Empresa Amiga” as empresas Celesc, Banco do Brasil, Mister Paper, Mili, União Fosforeira, Cressol Cooperativa de Crédito e Regina Bolzan. Os 12 voluntários que atuaram no programa também receberam uma homenagem com o selo “Cidadão Amigo” do Novos Caminhos.  

A Magistrada Lívia destaca que o programa dá, aos jovens atendidos, perspectiva de uma vaga de trabalho junto a empresas parceiras. “O Novos Caminhos, além de qualificar o adolescente para o mercado de trabalho, também objetiva despertar o interesse dos jovens pelo conhecimento, e para compreensão de que o conhecimento é o meio para transformar a realidade e diminuir desigualdades sociais”, explica. Ela conta que na região, em 2022, 28 adolescentes participaram de cursos profissionalizantes.

“Organizados pela Fiesc e ministrados por voluntários, esses cursos permitiram aos adolescentes adquirir novos conhecimentos sobre alguma área profissional, além de interagir com a comunidade.” 

Foram atendidos pelas diferentes frente de atuação do Programa Novos Caminhos, em Caçador, outras 58 crianças e 59 adolescentes. Foram realizadas 110 matrículas na educação básica e profissional do Sesi e do Senai e o programa foi apresentado para 55 indústrias da região. Cerca de 40 crianças e adolescentes participaram das atividades de vida saudável. Estiveram presentes no evento de encerramento também Daniel Tenconi, gerente executivo do Sesi e Senai, Sérgio Ricardo Beirão Legal, gerente do Sesc Caçador, Gustavo Piva, secretário de Assistência Social de Videira, Maria de Lourdes Romão Ceratti, coordenadora da ACEIAS e Roberta Ceolla Gaudêncio de Moraes, promotora de Justiça de Caçador. 

Em Joaçaba, 10 empresas que abriram as portas aos adolescentes foram homenageadas com certificado de “Empresa Cidadã”. Outras 33 foram citadas para receber o certificado de “Empresa Amiga”, por realizarem alguma doação aos serviços de acolhimento. A lista de homenageados contou com 29 voluntários, que receberam o certificado de “Cidadão Amigo”.

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG). E, em 2022, mais três novas instituições passam a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE /SC e o Serviço Social do Comércio – SESC/Fecomércio.