Programa Novos Caminhos será implementado em Manaus 

Magistrados catarinenses estiveram hoje (14) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para assinar o termo de cooperação técnica que implementa a nacionalização do programa Novos Caminhos, com início no estado do Amazonas. 

O diretor do Departamento da Infância e Juventude da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Juiz Raphael Mendes Barbosa, o coordenador e o vice coordenador estadual da Infância e Juventude do Poder Judiciário catarinense (PJSC), Desembargadores Álvaro Luiz Pereira de Andrade e Sérgio Izidoro Heil, representaram Santa Catarina na sessão do CNJ.  

O Novos Caminhos, criado em 2013 por iniciativa da AMC, do PJSC e da Federação das Industriais do Estado de Santa Catarina (Fiesc), atende crianças e adolescentes que estão prestes a deixar as casas de acolhimento pelo limite de idade com o objetivo de oferecer estudo e oportunidades de trabalho para que tenham melhores condições no futuro. 

O representante da AMC, Juiz Raphael Mendes Barbosa, falou à presidente do CNJ, Ministra Rosa Weber, que o programa tem potencial para ajudar milhares de jovens de todo o Brasil, assim como ocorre em Santa Catarina. Mais de 5 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pelo programa. 

O corregedor-geral do CNJ, Ministro Luis Felipe Salomão, elogiou a iniciativa e explicou que o Novos Caminhos vai ao encontro da diretriz do CNJ que visa a desinstitucionalização dos jovens acolhidos. “Quando vemos boas práticas, precisamos ampliar para outros tribunais. Temos mais de 34 mil crianças e jovens acolhidos no país e com esse dado conseguimos ver o alcance que esse projeto pode ter”, justifica. 

Também estavam presentes na sessão a Magistrada catarinense Carolina Ranzolin Nerbass, Juíza auxiliar no CNJ, e Carlos José Kurtz, diretor institucional e jurídico da Fiesc. 

Da esquerda para direita: Desembargador Sérgio Izidoro Heil, vice coordenador Estadual da Infância e Juventude do PJSC, Richard Paim, Conselheiro do CNJ, Magistrada catarinense Carolina Ranzolin Nerbass Juíza auxiliar no CNJ, Ministro Luis Felipe Salomão, corregedor-geral do CNJ, Ministra Rosa Weber, presidente do CNJ, Carlos José Kurtz, diretor institucional e jurídico da Fiesc, Desembargadora Joana dos Santos Meirelles, vice-presidente do TJAM, Desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, coordenador Estadual da Infância e Juventude do PJSC, Juiz Raphael Mendes Barbosa, diretor do Departamento da Infância e Juventude da AMC. 

São parceiros do Novos Caminhos: 
Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC); 
Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC); 
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc); 
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); 
Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); 
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC); 
Associação Catarinense de Medicina (ACM); 
Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag);  
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc); 
Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC); 
Serviço Social do Comércio (Sesc).