Acalej presta homenagem ao Desembargador Norberto Ungaretti

A Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej) prestou, na noite de quinta-feira (30/01), na Sala do Plenário do Conselho da OAB/SC, uma homenagem póstuma ao Desembargador Norberto Ulyssea Ungaretti, falecido recentemente. Familiares do magistrado e o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, Juiz Sérgio Luiz Junkes, prestigiaram o evento.

Dirigentes da Acalej destacaram a trajetória do Desembargador Norberto Ungaretti, classificando-o como extraordinária figura humana, notável orador, advogado, magistrado e professor, tornando-se uma referência para várias gerações de operadores e estudantes do Direito, que tiveram o privilégio de receber os seus ensinamentos. “Sem dúvida alguma, uma perda irreparável, que certamente vai deixar uma lacuna na história da Justiça catarinense. Era um ser humano fantástico, dotado de grande inteligência e extrema sensibilidade. Deixa para as futuras gerações um legado incomensurável, pela sua postura humanista e seu amor à cultura jurídica”, frisou o presidente da AMC.

Na mesma solenidade da Academia, presidida pelo jurista e acadêmico Cesar Luiz Pasold, realizou-se a cerimônia de posse do Juiz do Trabalho Carlos Alberto Pereira de Castro, que tomou assento na cadeira de número 20, que tem por patrono Eugênio Trompowsky Taulois Filho.

Ainda durante a solenidade, foi promovido um culto à obra “Exposição histórico-jurídica por parte do Estado de Santa Catarina sobre a questão de limites com o Estado do Paraná”, de autoria de Manoel da Silva Mafra (Conselheiro Mafra).