Aula magna de pós-graduação “lato sensu” da Esmesc destaca os “Desafios do Poder Judiciário”

O lançamento das atividades do curso de pós-graduação “lato sensu” em Preparação para a Magistratura de Santa Catarina, em Lages, foi marcado pela aula magna proferida pelo juiz e conselheiro do CNJ, Márcio Schiefler Fontes. O auditório da Reitoria do Centro Universitário Inifacvest, parceira interinstitucional da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina – Esmesc ficou tomado pelos acadêmicos do curso para assistir à aula com o tema “Desafios do Poder Judiciário”.

A diretora de ensino da Esmesc,  juíza Andréia Régis Vaz, representou o diretor-geral, juiz Rudson Marcos e destacou a atuação da Unifacvest. “Nós não tínhamos uma representação da Esmesc em Lages. E essa falha estratégica nesta região de destaque fez com que procurássemos essa parceria fundamental com esta grande Universidade, para certificar os nossos alunos desse curso preparatório para a magistratura estadual”, afirmou.

Na aula magna, Schiefler Fontes observou que “o Poder Judiciário tem os desafios que são os desafios da sociedade, como na recuperação creditícia do mundo empresarial, seja no mundo da família, com as disputas familiares, quer nas realidades decorrentes da criminalidade. Para todas estas questões, o Poder Judiciário tem respondido, na medida das suas limitações”.

Regionalização

Sobre a parceria universidade, Fontes enfatizou que a extensão em Lages permitirá aos alunos terem uma formação acadêmica diferenciada e com a mesma qualidade proferida na Capital, na sede da Esmesc. Ele também vê a regionalização como uma forma de abrir com oportunidades de estágio dentro do Judiciário de SC pela formação de “melhores professores aqui no interior”, finalizou.

A professora da Unifacvest, Viviane Grassi, afirmou que o curso oportunizará aos participantes, a formação para o concurso da Magistratura e contará como os três anos de atuação jurídica, indispensáveis para o concurso. A solenidade teve a presença do diretor cultural da Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC, juiz Maximiliano Losso Bunn, e dos magistrados Reny Baptista Neto e Alexandre Karazawa Takaschima, que atuam na Comarca de Lages. (com informações da Unifacvest Press – Agência Experimental de Comunicação/Fotos – André Penna e Patrícia Dias)