Confira o resultado da votação simbólica promovida pela AMC

Em votação simbólica para os cargos diretivos do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), os Magistrados catarinenses mostraram preferência pelo Desembargador João Henrique Blasi para a presidência da Instituição. O Magistrado recebeu 110 votos, entre os 205 computados na votação realizada hoje pela AMC.

Para os cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidentes, foram eleitos, simbolicamente, os Desembargadores Altamiro de Oliveira, Getúlio Corrêa e Gerson Cherem II, com 98, 99 e 87 votos, respectivamente. 

A votação da AMC foi realizada conforme deliberação da Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no dia 13 de março deste ano, quando, por unanimidade, os associados decidiram que o resultado seria divulgado, ineditamente, antes da eleição oficial pelo Pleno do TJSC, marcada para a próxima quarta-feira (1º).

O Juiz Paulo Eduardo Huergo Farah, diretor de comunicação da AMC e integrante da comissão especial criada para organizar a votação simbólica, destaca que os avanços para a democratização do Poder Judiciário de Santa Catarina contaram, nos últimos anos, com o apoio da AMC e de grande parte dos Magistrados. “Essa mudança foi iniciada com o aumento dos Desembargadores eletivos, com repercussão concreta nas últimas eleições. Mas poderíamos avançar mais, a exemplo do que já é feito pelo Poder Judiciário do Estado de Roraima, que pioneiramente implantou o sistema de eleição direta com participação de toda a Magistratura, por resolução, permitindo que os Juízes de 1º grau também contribuam para a escolha dos dirigentes”, conclui.

Esta foi a terceira votação simbólica realizada em Santa Catarina. Em 2020, a AMC promoveu pleito simbólico com a possibilidade de participação de todos os Juízes vitalícios de 1º grau, porém com divulgação do resultado apenas após a eleição oficial do TJSC. Antes disso, em 2017, 19 Magistrados integrantes das Coordenadorias de Campos Novos e Videira já haviam participado de uma iniciativa pioneira de votação simbólica organizada pelo Juiz Paulo Eduardo Huergo Farah. 

Confira os resultados da votação simbólica: