Desembargador catarinense lança livro sobre crime organizado e delação premiada

O desembargador catarinense Júlio César de Melo lançou, na última semana, o livro “Crime Organizado & Delação Premiada – com as alterações do Pacote Anticrime (Lei 13.964/2019)”. A obra é fruto da tese de doutorado desenvolvida com base nas vivências e atuação do magistrado na 3ª Câmara Criminal do TJSC. 

O magistrado conta que a obra é resultado de uma pesquisa de quatro anos, que expõe críticas e sugestões sobre o tema, além de registrar o pensamento da época sobre o assunto. “Além disso, acredito que o tema provoca muita curiosidade em todos, por isso tentei elaborar um texto mais acessível, para que todas as pessoas que não possuem muita familiaridade com o Direito consigam ler”, explica o desembargador.

Capa do livro lançado pelo desembargador Júlio César de Melo

O resultado da pesquisa para a tese de doutorado – aprovada com conceito A – rendeu um livro com quatro capítulos: o crime organizado transnacional e a convenção de Palermo, a prova no processo penal, a colaboração ou delação premiada e, por fim, o crime organizado (trans)nacional e o estado constitucional contemporâneo. O magistrado espera que com essa abordagem seu livro possa servir de estudo para a vida profissional e acadêmica de outros operadores do Direito.  

Esse é o quarto livro escrito por Júlio César de Melo. Ele assina as obras “Na Magia dos Sons”, “A Prova no Processo Penal” e “Vida e Obra de Ari Kardec de Melo”. No segundo semestre, lançará o livro “Política do Direito”, com bases filosóficas do assunto. O atual lançamento está disponível para venda nos canais da Editora Juruá: www.juruaeditora.com.br ou 41-3352-1200.