Juíza catarinense defende dissertação de mestrado sobre princípio da precaução 

A Juíza catarinense Gabriela Sailon de Souza Benedet teve sua dissertação de mestrado aprovada com distinção e louvor hoje (30), após defesa realizada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A pesquisa teve como título “Princípio da precaução: considerações teóricas e práticas, Brasil e Comunidade Europeia”. 

O estudo foi realizado no Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em regime de dupla titulação com a Universidade de Alicante. A banca foi composta pelos professores doutores Marcelo Buzaglo Dantas (orientador Univali), Andrés Molina Gimenez (orientador UA) e Rudson Marcos (Univali). 

A Magistrada acredita que o tema é parte de uma das diretrizes de maior importância do Direito Ambiental: “Incentivada pelo meu orientador, realizei pesquisa acerca deste princípio, que se ocupa dos riscos e dos benefícios, para o meio ambiente e para a própria humanidade, de determinada atividade humana”. 

Gabriela defende que o aperfeiçoamento dos Juízes e Juízas catarinenses traz, para o Tribunal de Justiça, a melhora da qualidade do serviço público prestado. “A melhor capacidade do Magistrado se traduz em uma Justiça mais eficiente”, explica.