Juíza catarinense participa de evento no CNJ sobre violência contra mulher

Juíza Naiara Brancher apresentou o “Programa Indira: pelas mulheres do PJSC” durante o evento “Mulheres na Justiça”, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na última quinta-feira (31), em Brasília. A Magistrada explicou detalhes da iniciativa realizada pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do TJSC para o enfrentamento de crimes praticados contra Magistradas, servidoras e colaboradoras do TJSC. A servidora Michelle de Souza Gomes Hugill, secretária da Cevid/TJSC, também esteve presente. 

Em janeiro de 2022, crimes envolvendo violência de gênero terminaram com as mortes de duas mulheres do quadro do PJSC: Cleci Kehl Zeppe, servidora terceirizada da Comarca de Dionísio Cerqueira, e Indira Mihara Felski Krieger, técnica judiciária lotada na Comarca de Itajaí. Com o objetivo de mudar essa realidade e prevenir novos casos como esses, um grupo de trabalho organizado pela Cevid iniciou o programa.

Durante o debate a Magistrada destacou a importância do programa: “A iniciativa foi pensada tanto no aspecto estrutural da violência de gênero, quanto no aspecto particular e de segurança de cada mulher que integra o PJSC. Para além de cumprir a Resolução do CNJ, o programa Indira tem por objetivo promover a melhora na saúde e na qualidade de vida das pessoas por meio da equidade entre homens e mulheres. Essas mudanças terão, por consequência, a diminuição da violência em que mulheres estão expostas para, assim, conseguirmos garantir o pleno exercício de suas funções profissionais.”