Destaque Notícias

Magistrada catarinense participa de livro sobre o ECA

single-image

A juíza catarinense Joana Ribeiro participou como autora de um artigo no livro Estatuto da Criança e do Adolescente: 30 anos, grandes temas, grandes desafios, que foi lançado na última semana. A coletânea de trabalhos acadêmicos reúne abordagens sobre o ECA e o artigo desenvolvido pela juíza trata da convivência familiar e comunitária na garantia dos direitos infantis e adolescentes.  

A obra é fruto de uma parte da dissertação de mestrado da juíza para o Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente na Universidade Federal de Santa Catarina. “Participar de uma obra escrita por abalizados pesquisadores da área e organizada pela professora Josiane foi um incrível desafio e uma alegria imensa. Foram meses de dedicação e renúncias pessoais em prol de um bem maior, que é disseminar o conteúdo dos direitos da criança e do adolescente”, relata.  

Josiane Rose Petry Veronese, professora organizadora da obra, acredita que o ECA é uma lei atualizada e deve ser lembrada sempre, seja nos meios acadêmicos ou práticos. “O estatuto traz um grande projeto de humanidade, mas enquanto suas premissas não forem cumpridas e suas determinações realizadas, é necessário continuar lutando para que sua existência seja realmente efetiva”, argumenta. 

A organizadora lembra que o livro completo pode ser lido por qualquer pessoa, visto que a linguagem foi pensada para um fácil acesso. O lançamento está disponível para venda física no site da Editora Lumen Juris: lumenjuris.com.br/.