Magistrados falam sobre desafios da carreira em evento de aniversário da Esmesc

A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) vai promover uma aula especial, no próximo dia 20 de julho, para comemorar seus 35 anos. Três magistrados convidados vão falar sobre trajetória profissional, desafios e legados da carreira em um evento gratuito e aberto ao público: o ministro Marco Aurélio Buzzi do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do desembargador Jânio Machado e da juíza Janaína Alexandre Linsmeyer Berbigier, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). 

A coordenadora da extensão da Esmesc em Blumenau, juíza Quitéria Péres, responsável pela organização do evento, explica que este evento é especial, em comemoração aos 35 anos da Escola. “Queremos proporcionar aos alunos um momento de grande aprendizado baseado nas experiências vivenciadas ao longo da carreira da magistratura dos palestrantes convidados. A história de cada um, com certeza, se traduz num legado de inestimável valor para todos nós, sobretudo porque partilhamos um mesmo sonho, ainda que estejamos em diferentes momentos da jornada”.

O evento é aberto para todos os interessados e começa às 19h30 com transmissão ao vivo pelo canal da Esmesc no YouTube e pelo Zoom. O público poderá encaminhar perguntas aos participantes pelo chat ao final do evento.

Alunos da Esmesc e magistrados que desejam obter certificado de participação devem realizar a inscrição previamente por este link. 

Saiba mais sobre os convidados

| Marco Aurélio Buzzi formou-se em direito pela Universidade do Vale do Itajaí em 1980, concluindo mestrado pela mesma instituição em 2001. Especializou-se em Direito do Consumidor pela Universidade de Coimbra em 2002. Em 1982, foi aprovado em primeiro lugar no concurso para ingresso na magistratura catarinense, sendo promovido a desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em 2002. Foi membro do conselho fiscal e presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses e membro do conselho executivo da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Em 2011, foi nomeado ministro do STJ, em vaga destinada a membro do Tribunal de Justiça estadual. Atualmente, compõe a 4ª Turma do STJ e a 2ª Sessão do órgão. 

| Natural de Araranguá, o desembargador Jânio Machado iniciou sua carreira na magistratura catarinense como juiz substituto da comarca de Brusque, em 1983. Posteriormente, atuou nas comarcas de Xanxerê e Joinville. Como juiz titular, trabalhou nas comarcas de Urubici, São Lourenço do Oeste, Porto União, Biguaçu e, por último, Criciúma. Durante a gestão do desembargador Antônio Fernando do Amaral e Silva na presidência do TJ, Machado assumiu função administrativa na Coordenadoria de Magistrados e, cumulativamente, a função de juiz agrário. Em 2004, passou a exercer o cargo de juiz de direito de 2º grau. Assumiu o cargo de desembargador em 2010 e atualmente ocupa a 5ª Câmara de Direito Comercial. 

| Janaína é juíza de Direito da Vara única da comarca de Descanso, pós-graduada em Direito Processual Civil pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, é também especialista em Prática Jurídica pela Universidade Regional de Blumenau, pós-graduada em Direito e Gestão Judiciária pela Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e autora de artigo científico publicado na revista da Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A magistrada palestrou como Juíza Eleitoral pelo Tribunal Regional Eleitoral, na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste, sobre a participação da mulher na política. Como juíza substituta atuou em 13 comarcas da região do Extremo Oeste Catarinense e também em Tijucas e Porto Belo.

Tradição em preparar magistrados

Com uma trajetória de 35 anos, a Esmesc já formou quase 5 mil alunos e desses, 268 se tornaram juízes e desembargadores por todo o país. Hoje, a escola possui sede própria, em Florianópolis, e atua em outras sete unidades, em Joaçaba, Chapecó, Itajaí, Joinville, Blumenau, Lages e Tubarão, contando com uma estrutura física e pedagógica digna de anos de história.  

Em 2020 intensificou ainda mais o acesso online. Os desafios com a tecnologia e o ensino cresceram mas não impediram a continuidade das aulas mesmo com os desafios da pandemia. A Esmesc inaugurou, no mesmo ano, uma sala de aula multimídia, para oferecer um ambiente de ensino atual, atrativo e tecnológico. O espaço possui equipamentos que aprimoram ainda mais o ensino à distância. Atualmente, oferece aulas online e à distância para que possa, também, atingir estudantes de fora do estado.