Mais de 50 Magistrados participam de projeto da Esmesc

Dezenas de alunos do curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá participaram ontem (25) de um bate-papo com Magistrados na sede da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc), em Florianópolis. O evento marcou o encerramento do projeto “Thinking like a Judge”, que começou em setembro e percorreu 27 universidades do Estado, promovendo um contato direto entre professores da escola, Magistrados e milhares de estudantes universitários.

As Magistradas Janiara Maldaner Corbetta, Sabrina Menegatti Pitsica e Ana Paula Amaro da Silveira foram responsáveis pelas apresentações da noite e conduziram a conversa com os estudantes. O evento também contou com a presença do diretor-geral da Escola, Juiz Maximiliano Losso Bunn, dos Juízes diretores de ensino e de extensões, Eduardo Passold Reis e Frederico Andrade Siegel, além do presidente da AMC, Juiz Marcelo Pizolati, e do Juiz auxiliar da presidência do TJSC, Bruno Makowiecky Salles. 

A Juíza Janiara contou sobre as etapas da trajetória que percorreu até ser aprovada no concurso da Magistratura, em 2007. Também detalhou aspectos da rotina à frente da 1ª Vara Criminal de São José, responsável pelos julgamentos do Tribunal do Júri.

Sabrina compartilhou as experiências que teve enquanto estudante e estagiária do curso de Direito,  falou sobre o período de preparação para o concurso da Magistratura e de toda a trajetória profissional, a qual teve que dividir com as tarefas da maternidade. Atualmente, a Magistrada está à frente da Unidade Bancária da Capital.

Ana Paulo Amaro da Silveira, aposentada desde o começo deste ano, após 30 anos de carreira na Magistratura, compartilhou as experiências que teve como Juíza da Família, Infância e Juventude, área em que atuou na maior parte da carreira. Ela relembrou histórias marcantes e contou aos alunos sobre o início da carreira, na década de 1990. Destacou também as diferenças dos concursos públicos da época para os atuais. 

O objetivo do projeto, que deve ser retomado em 2022, é levar aos estudantes de Direito, que sonham com o futuro da carreira, uma possibilidade de contato exclusivo com os Magistrados, que vivem a rotina judicial, além de promover o nome da Escola e apresentá-la como uma opção de auxílio nos estudos e na preparação profissional. 

Homenagem

Diretores da escola, presentes no evento, prestaram uma homenagem ao professor Moacir Serpa, que também acompanhou o evento. O professor leciona as aulas de Direito Empresarial na Esmesc há mais de 15 anos. “Com esta singela homenagem a um dos nossos queridos professores, queremos agradecer a toda a equipe de docentes da Escola, pelo empenho aos alunos e à nossa Instituição”, destacou o diretor de ensino, Juiz Eduardo Passold Reis.

O professor disse estar honrado com o presente. “Foi uma grande surpresa essa homenagem, principalmente por estar diante de alunos tão especiais. Eu acredito que essa surpresa veio como reconhecimento dos meus anos de dedicação à docência e à Esmesc”, contou Serpa. 

Confira as universidades que receberam a Esmesc neste projeto:

Universidade do Contestado (UnC) em Curitibanos, Concórdia, Mafra, Canoinhas e Porto União
Universidade de Brusque (Unifebe)
Faculdade Cesusc em Florianópolis
Faculdade Concórdia (Facc) em Concórdia
Unidade Central de Educação Faem (Uceff) em Chapecó
Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) em Chapecó, Joaçaba e Videira
Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) em Videira
Faculdade Esucri em Criciúma
Faculdade Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e Joinville
Unisul em Florianópolis, Tubarão e Içara
Furb em Blumenau
Unisociesc em Blumenau
Univali em Itajaí
Uniplac em Lages
Uniavan em Balneário Camboriú  
Univille em Joinville
Unochapecó em Chapecó
Unesc em Criciúma
Estácio de Sá em Florianópolis e em São José

Desde o início do projeto, já participaram os Magistrados:

Alexandre Karazawa Takashima, Ana Cristina Agostini, Ana Paula Amaro da Silveira, Andre Luiz Romanelli Tiburcio Alves, Anna Finke Suszek, Bruna Luisa Hoffmann, Bruna Canella Becker, Bruno Makowiecky Salles, Carlos Henrique Gutz Leite de Castro, Carlos Prudêncio, Claudio Rego Pantoja, Edson Alvanir dos Anjos Junior, Eduardo da Veiga Vidal, Eduardo Passold Reis, Fabrícia Alcântara Mondin, Fabricio Rossetti Gast, Felipe Nóbrega Silva, Frederico Andrade Siegel, Guilherme Pereima, Hélio do Valle Pereira, Ildo Fabris Júnior, Jaime Ramos, Janaína Alexandre Linzmeyer Berbigier, Janiara Maldaner Corbetta, Jeferson Osvaldo Vieira, João Carlos Franco, Juliano Rafael Bogo, Juliano Schneider de Souza, Júlio César Bernardes, Lara Maria Souza da Rosa Zanotelli, Letícia Bodanesi Rodegheri, Leandro Freitag, Lírio Hoffmann Júnior, Luís Paulo Dal Pont Lodetti, Luísa Rinaldi Silvestri, Luiz Octávio David Cavalli, Marcelo Pizolati, Marciana Fabris, Marciano Donato, Márcio Schiefler Fontes, Marcus Alexsander Dexheimer, Maurício Fabiano Mortari, Mauro Ferrandin, Maximiliano Losso Bunn, Michele Vargas, Olívia Germano dos Santos, Orlando Luiz Zanon Júnior, Osvaldo Alves do Amaral, Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, Quitéria Tamanini Vieira Péres, Rafael Espíndola Berndt, Rafael Resende Britto, Rafael Salvan Fernandes, Rafaela Volpato Viaro, Rodrigo Barreto, Rodrigo Barreto, Sabrina Menegatti Pitsica, Sérgio Renato Domingos, Tiago Fachin, Yannick Caubet e Yhon Tostes.