Nota de falecimento – Desembargador aposentado Tycho Brahe Fernandes Neto

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) comunica, com profundo pesar, o falecimento do Desembargador aposentado e ex-diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) Tycho Brahe Fernandes Neto, ocorrido hoje (27), em Florianópolis (SC).

O Magistrado foi um dos fundadores da AMC na década de 1960 e ajudou na idealização da Esmesc. Foi também o primeiro diretor da Escola em 1986. Em 2014 recebeu o título de sócio benemérito da AMC do então presidente, Juiz Sérgio Junkes. Em 2021, o Desembargador concedeu uma entrevista à Associação, em que relembrou sua atuação associativa durante a fundação da Esmesc. Ele destacou que a Escola é um orgulho para a Magistratura catarinense: “É uma história que temos orgulho de lembrar e contar para todos”.

Tycho se tornou Juiz em 1960 e era considerado o “decano dos decanos” pelos Magistrados catarinenses. Tornou-se Desembargador em 1974 e assumiu a presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em 1994. O Magistrado escreveu o livro “A História do Judiciário Catarinense”, que relata todo o caminho do PJSC desde seu surgimento até os anos 2000.

O velório e a cerimônia de sepultamento serão reservados à família.

Aos familiares e amigos, apresentamos condolências, rogando a Deus que lhes dê forças para superar esse difícil momento.