Destaque Notícias

Congresso da AMC vai discutir os desafios da magistratura na era digital

single-image

Quais são os desafios que a era digital impõe para ao trabalho dos juízes? Esta é a questão central que será discutida durante o Congresso Estadual de Magistrados/Congresso Cejur. O evento vai reunir magistrados de todo o estado e palestrantes de renome nacional no Majestic Hotel, em Florianópolis, entre os dias 12 e 14 de setembro.

O evento tem caráter acadêmico e pretende promover discussões sobre a complexidade da atuação do juiz em meio aos avanços e aos desafios impostos pela tecnologia, pelas mídias digitais e até mesmo pela inteligência artificial – tema cada vez mais em pauta no Poder Judiciário brasileiro.

Leia também: O que se quer com inteligência artificial no Poder Judiciário?

Os painéis de debate incluem temas como inteligência artificial, tecnologia, inovação, governança, relações entre o poder judiciário, a mídia e a opinião pública, e até mesmo o impacto do trabalho para a saúde dos magistrados. A conferência de abertura será proferida pelo ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino, que vai falar sobre as alternativas para gestão processual com o uso de Inteligência Artificial. Também está confirmada a participação do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, como conferencista. Concomitantemente, ocorrerá o XLIX COPEDEM, reunindo diretores das escolas da magistratura e academias do Poder Judiciário de todo o país.

O evento é restrito para magistrados e as inscrições terminam nesta sexta-feira (16). No site do evento estão informações para a inscrição e os detalhes da programação.

Confira informações para a inscrição e detalhes da programação no site do evento.

 

Lançamento de livros

Três obras de interesse da magistratura serão lançadas durante o Congresso:

“Inteligência Artificial e Direito”, dos autores Fabiano Hartmann Peixoto E Roberta Zumblick Martins Da Silva – quinta-feira (12/9), 20h40.

“Acesso à Justiça – Novas Perspectivas”, organizado por Pedro Manoel Abreu, Ana Paula A. Machado De Oliveira Pinto, Bruno Makowiecky Salles, Jessica Gonçalves e Luiz Eduardo Ribeiro Freyesleben – sexta-feira (13/9), 9h30

“Verdades Movediças”, de autoria do desembargador Luis Felipe Siegert Schuch –  sábado (14/9), 10h40

 

 

Destaques da programação

 

Quinta-feira, 12 de setembro

20h Solenidade de Abertura e Conferência “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E GESTÃO PROCESSUAL NO PODER JUDICIÁRIO” – ministro Paulo de Tarso Sanseverino (STJ)

 

Sexta-feira, 13 de setembro

10h30 Conferência “GOVERNANÇA E COMPLIANCE NO SERVIÇO PÚBLICO”- Secretaria de Estado de Integridade e Governança NAIARA CZARNOBAI AUGUSTO

15h Conferência “MODELOS DE COMPORTAMENTO JUDICIAL.  INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DA OPINIÃO PÚBLICA NAS DECISÕES JUDICIAIS” – Professora Doutora PATRICIA PERRONE CAMPOS MELLO (DF)

17h Conferência “JUDICIÁRIO EXPONENCIAL” – Advogado e Empreendedor ADEMIR MILTON PICCOLI (RS)

19:00  – CONFERÊNCIA com o Ministro Presidente do STF, JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI

 

Sábado, 14 de setembro

9h Exposição  “PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA ACADEMIA JUDICIAL DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE SANTA CATARINA E UFSC”.

10h Exposição   “SAÚDE E TECNOLOGIA. SUA SAÚDE COMO MÉTRICA DE SEGURANÇA NO TRABALHO”.

 

Destaque Notícias

Juiz será condecorado com Ordem do Mérito Judiciário por atuação no CNJ

single-image

A sessão desta quarta-feira (7/8) do Tribunal Pleno aprovou por unanimidade a concessão da comenta da Ordem do Mérito Judiciário do Estado de Santa Catarina ao juiz catarinense Márcio Schiefler Fontes, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça. A proposta foi apresentada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, que enfatizou o trabalho de Schiefler no Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

“Ele representa a magistratura de Santa Catarina com muito brilho”, afirmou Collaço. A sugestão recebeu apoio manifesto da desembargadora Sônia Maria Schmitz que classificou o magistrado como da “elite” e lembrou o fato dele ter cursado a Escola Superior de Guerra. O desembargador Ricardo Roesler destacou que Schiefler fez inclusive carreira na diplomacia.

O desembargador Jaime Ramos também se manifestou e ressaltou a atuação do conselheiro desde a Escola da Magistratura e, em especial, em evento no Japão, onde apresentou um trabalho sobre Direitos Humanos.

O homenageado deixará de atuar no CNJ em setembro. A entrega da comenda será feita  durante o evento nacional “História da Justiça e Museus Judiciários”, em parceria com o CNJ e que tem o juiz Márcio Schiefler Fontes na organização.

Destaque Notícias

Juiz de 2º grau Luiz Felipe Siegert Schuch é promovido a desembargador

single-image

O juiz de 2º grau Luiz Felipe Siegert Schuch foi promovido pelo Pleno do Tribunal de Justiça ao cargo de desembargador na sessão realizada na tarde de hoje (7/8). Ele ocupará a vaga aberta pela aposentadoria do desembargador Joel Figueira Júnior no mês de julho. A escolha do nome de Schuch foi por unanimidade entre os 77 desembargadores presentes e, encerrada a sessão, ele recebeu cumprimentos dos magistrados presentes.

O novo desembargador tem 52 anos e é natural de Porto Alegre/RS. Iniciou a carreira na magistratura em 1993, quando assumiu na Comarca da Capital. Atuou, ainda, nas comarcas de Imaruí, Caçador, Curitibanos, Blumenau e retornou à Capital. Em agosto de 2015, foi promovido a juiz de 2º grau. Ele atuará na 4ª Câmara de Direito Civil no Tribunal de Justiça.

Na sessão, a Associação dos Magistrados de Santa Catarina foi representada pelo 2º vice-presidente, desembargador aposentado Alcides dos Santos Aguiar.

Notícias

AMC emite nota sobre fato ocorrido na Penitenciária de Joinville

single-image

A Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC emitiu nota pública sobre o incidente ocorrido em Joinville, durante inspeção do juiz João Marcos Buch à Unidade Prisional sob sua jurisdição. 

O documento, assinado pela presidente, juíza Jussara Wandscheer, aponta atribuições dos juízes corregedores do sistema prisional e destaca a experiência do magistrado, além de seu reconhecido compromisso com o aprimoramento da situação carcerária. 

Clique para ver a íntegra da nota

Notícias

Nota de Falecimento – senhor Décio Amélio Lanzarini

single-image

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) comunica, com profundo pesar, o falecimento do senhor Décio Amélio Lanzarini, pai da juíza  Clarice Ana Lanzarini,  lotada na Comarca de Brusque, ocorrido ontem (4/8), em Fraiburgo.  O velório acontece hoje (5/8), velado na Igreja do Bairro Bela Vista, em Fraiburgo, e o sepultamento será às 16 horas, no Cemitério Municipal. Aos familiares e amigos, a AMC apresenta condolências, rogando a Deus que lhes dê forças para superar esse difícil momento.

Notícias

Nota de Falecimento – senhora Nazide Maria Machado da Silva

single-image

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) comunica, com profundo pesar, o falecimento da senhora Nazide Maria Machado da Silva, irmã do juiz aposentado e diretor jurídico da AMC, Nilton João de Macedo Machado, ocorrido ontem (1º/8).  O velório acontece hoje (2/8), na Capela São José, no centro de Correia Pinto. Às 15 horas será realizada missa de corpo presente e em seguida haverá o sepultamento no Cemitério Municipal. Aos familiares e amigos, a AMC apresenta condolências, rogando a Deus que lhes dê forças para superar esse difícil momento.

Notícias

Novos Caminhos quer aprimorar o acesso de adolescentes abrigados ao mercado de trabalho

single-image

O aprimoramento do Programa Novos Caminhos foi debatido em reunião realizada ontem (31/7), na sede da Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC. A base para este trabalho será um levantamento feito pela assistente social da AMC, Cristiane Marques. Para analisar estes dados, foi composto um grupo de estudos, que terá a atribuição de levantar propostas para aprimorar o desenvolvimento dos jovens acolhidos para o mercado de trabalho.    

Cristiane realizou o Mapeamento Social que envolveu seis unidades da região Sudeste, na Grande Florianópólis, de forma piloto. Com base nele, trouxe alguns retratos quanto ao alcance do programa Novos Caminhos. A intenção é ampliar a primeira etapa do Programa, com aumento da carga-horária do curso de Iniciação em Postura Profissional. Nela, deverá ser incluída a participação dos interlocutores do Tribunal de Justiça, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina -FIESC e da Fecomércio, para que para que tenham maior conhecimento do perfil dos adolescentes candidatos a entrar no mercado de trabalho.

A diretora da Família, Infância e Juventude da AMC, juíza Ana Paula Amaro da Silveira, destacou que este aspecto é importante para dar maior visibilidade do lado profissional do adolescente abrigado que busca colocação no mercado de trabalho. Maria Isabel Fernandes Teixeira, representante da Associação de Catarinense de Medicina – ACM, parceira do Novos Caminhos, também participou da reunião. Ela estudará uma forma de abordagem com os jovens em relação a questões ligadas à área da saúde.

Notícias

Combate à Violência Doméstica une magistrados e autoridades em Painel e Debate

single-image

O aumento expressivo de casos de violência doméstica e contra a mulher está unindo instituições e autoridades na busca de soluções para o problema. E nesta quinta-feira, 1º/8, acontecerá o Painel e Debate: O amparo, proteção e orientação à vítima, que terá a participação do diretor de Comunicação da Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC, juiz Marcelo Carlin, como palestrante. A juíza Ana Luisa Schmidt Ramos, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de São José, atuará como palestrante.

Assista ao vídeo – O que é Feminicídio – Juízes Catarinenses na campanha pelo fim da Violência contra a Mulher

O evento é promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SC e será realizado das 19 horas às 22 horas, No Plenário da OAB/SC. Também farão palestras, a deputada estadual Ada de Luca, coordenadora da Frente Parlamentar de Combate à Violência contra a Mulher, e o coronel Araújo Gomes, comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina. O psicólogo forense Ricardo Luiz de Bom Maria, que atua no Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Fórum da Capital será o último palestrante da noite. Em seguida haverá debates e abertura para perguntas dos presentes.

Notícias

Nota de Falecimento – senhora Therezinha do Menino Jesus Schaefer Martins

single-image

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) comunica, com profundo pesar, o falecimento da senhora Therezinha do Menino Jesus Schaefer Martins, mãe dos desembargadores aposentados Nelson Juliano Schaefer Martins e Jorge Henrique  Schaefer Martins e irmã do desembargador aposentado João José Ramos Schaefer, ocorrido na noite de sábado (27/7).  O velório acontece hoje (28/7),  no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, e o  enterro será às 16 horas no mesmo local. Aos familiares e amigos, a AMC apresenta condolências, rogando a Deus que lhes dê forças para superar esse difícil momento.

Notas de Falecimento Notícias

Nota de Falecimento – desembargador aposentado Alberto Luiz da Costa

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) comunica, com profundo pesar, o falecimento do desembargador aposentado e ex-diretor da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina – Esmesc, Alberto Luiz da Costa, ocorrido na tarde de hoje (23/7).  O velório será a partir das 23 horas, na Capela A, no Cemitério de Itacorubi, em Florianópolis. Às 15 horas de hoje (24/7), haverá  o deslocamento do corpo para cremação, no Crematório Vaticano, em Palhoça. Aos familiares e amigos, a AMC apresenta condolências, rogando a Deus que lhes dê forças para superar esse difícil momento.