Reuniões marcam período de transição na AMC

Representantes da AMC participaram de reuniões da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) com todas as Associações estaduais filiadas, em Foz do Iguaçu (PR), na última semana. O presidente, Juiz Marcelo Pizolati, esteve acompanhado da Juíza Janiara Maldaner Corbetta, vice-presidente da AMC que tomará posse na presidência no próximo sábado (9). Também participou a Juíza Jussara Wandscheer – ex-presidente AMC e membro do Conselho Fiscal da AMB.

A participação nas reuniões em Foz do Iguaçu fez parte do trabalho de transição da presidência da AMC, já que, após a posse, a Juíza Janiara será a responsável pela representação da Magistratura catarinense nos debates associativos e na articulação com o Poder Legislativo em âmbito nacional. O Juiz Marcelo Pizolati seguirá acompanhando as reuniões nacionais na condição de vice-presidente da AMB.

Entre os temas discutidos estiveram a regulamentação sobre o juiz de garantias, a licença compensatória e a pretensão de realizar pesquisas nos Tribunais para detalhar a situação da carreira. Outro assunto em destaque foi a realização da audiência de custódia de forma virtual. A proposta tem sido tratada no âmbito legislativo após a apresentação do Projeto de Lei 321/23, da deputada Julia Zanatta (PL-SC), que permite o uso de videoconferência para a realização das audiências. 

Na reunião do Conselho de Representantes da AMB o tema de destaque foi a reestruturação da carreira. Nos próximos dias, o foco do trabalho conjunto entre as associações estará na articulação para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 10/2023, que institui a parcela de valorização por tempo de exercício da Magistratura (VTM). 

Também em Foz do Iguaçu (PR), representantes do nosso Departamento de Pensionistas participaram de reunião promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A diretora, Elizabeth Gomes Mattos, esteve acompanhada das colegas Rosana Mara Domingues Andrade de Souza e Norma Berkenbrock Schotten.

Janiara participa de agenda da presidência nesta semana

Hoje (4), o atual presidente, Juiz Marcelo Pizolati, acompanhou a futura presidente, Juíza Janiara Maldaner Corbetta num encontro com o dirigente da Federação das Industrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mário Cézar de Aguiar. O objetivo da reunião foi fortalecer a parceria da AMC com a Fiesc, que já dura mais de 10 anos, desde a fundação do programa Novos Caminhos.

Os representantes já têm encontros marcados com os dirigentes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e com os colaboradores da AMC.