A dedicação à Justiça foi parte da vida do Desembargador Newton Varella Júnior desde muito antes do ingresso na carreira. Filho de Magistrado, cresceu próximo à realidade do Judiciário e, em 1989, realizou o ideal que o acompanhava desde a juventude: contribuir para a pacificação social.
Natural de São Francisco do Sul (SC), formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ingressou na Magistratura em 1989, iniciando sua atuação na comarca de Joinville. Passou por São Domingos, Mondaí, Porto União, Joinville e Capital. Em 2009, assumiu como Juiz de 2º grau, sendo promovido a Desembargador em 2016.
A aposentadoria foi oficializada após o magistrado completar 65 anos, mas a decisão foi amadurecida com cuidado, em diálogo com a família e com atenção às suas próprias prioridades.
“Quando você está estudando para o concurso e após, na carreira, você acaba se dedicando muito à profissão e negligenciando a família. Com a perda da minha mãe, em 2024, percebi que era o momento de me reaproximar. Quero dedicar mais tempo aos meus quatro filhos, aproveitar com minha esposa e praticar hobbies.”





Entre esses hobbies estão a música, a astronomia amadora, as viagens e os momentos de lazer em casa. “Sempre tive uma vida paralela ao trabalho, com atividades que me completam. Por isso a transição para esse novo ciclo não me assusta”, compartilha.
Ao relembrar a trajetória profissional, Newton destaca como marco simbólico sua posse como Desembargador, em 2016. Mas também ressalta a importância dos pequenos momentos de escuta e resolução de conflitos.
“Distribuir Justiça é um ideal nobre. Mas exige serenidade, equilíbrio emocional e, acima de tudo, honestidade. Recebemos do Estado para trabalhar, e quem não gosta de trabalhar nunca será um bom Magistrado.”
Relembre: Vídeo produzido pelo TJSC mostra a expectativa do Magistrado para a posse, em 2016
Aos colegas que seguem na ativa, deixa uma mensagem direta e afetuosa: “Sejam ponderados. O exercício da Magistratura exige paciência, respeito e domínio das emoções. Cercar-se de bons colegas e servidores é também essencial para seguir com retidão”.
A AMC registra com profundo reconhecimento a trajetória do Desembargador Newton Varella Júnior. Que o novo ciclo traga leveza, plenitude e muitos momentos de alegria junto aos que mais ama.
Leia também: Juíza Vania Petermann celebra o início de uma nova fase