Durante três dias, em Itajaí, a Academia Judicial do TJSC, em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), promoveu o curso “Preparação para a aposentadoria: planejamento e valorização”, reunindo 12 participantes em uma programação diversificada e enriquecedora.
O evento abordou temas fundamentais para esta fase de transição, como saúde física e mental, questões previdenciárias e tributárias, planejamento financeiro, dinâmicas sobre caminhos possíveis para o futuro e a arte de realizar sonhos.




A AMC também contribuiu com momentos especiais de integração. Além de um jantar de boas-vindas e confraternização para magistrados e familiares, a Associação promoveu uma roda de conversa conduzida pela presidente, Juíza Janiara Maldaner Corbetta, em que aposentados e magistrados prestes a se aposentar puderam trocar experiências e compartilhar expectativas sobre o novo ciclo de vida.
“O papel da AMC é ser o laço que mantém os aposentados unidos com a Magistratura. A aposentadoria não representa um desligamento, mas uma nova fase em que seguimos juntos, compartilhando histórias e aprendizados”, explica a presidente.




Entre os participantes, as falas reforçaram a importância da preparação e da troca de vivências. O juiz aposentado Jânio de Souza Machado, por exemplo, contou que já havia se organizado com antecedência para a nova fase, mas reconheceu o quanto o curso teria feito diferença em seu processo:
“Pena que eu não fiz esse curso antes de me aposentar. Estou aposentado há dois anos e as informações que escutei aqui hoje apenas confirmam a decisão que tomei. Me planejei seis meses antes, mas a ideia já vinha de cinco anos. Hoje viajo de motorhome e cuido da minha oficina. Precisamos nos manter ocupados.”



O diretor do Departamento de Aposentados da AMC, Desembargador aposentado Sergio Izidoro Heil, destacou a necessidade de refletir sobre temas que vão além das questões burocráticas: “Tratamos de saúde, de relacionamento, de ter propósito na vida – tudo isso é muito importante e uma das metas do Departamento de Aposentados é manter esses temas em alta entre os associados.”
Já a Juíza Leila Mara da Silva, de Indaial, reforçou que a aposentadoria é um processo de transição tão relevante quanto o ingresso na carreira, apesar de ainda não ter uma data certa para sua aposentadoria:
“Eu acho muito importante a gente olhar para a aposentadoria como momento de transição da nossa vida. Compartilhar com colegas que estão passando por essa mesma fase fortalece não só a preparação, mas também a decisão que é tão relevante.”



O 2º vice-presidente da AMC, Desembargador aposentado Salim Schead dos Santos, também trouxe sua experiência pessoal ao refletir sobre os desafios desse momento:
“A aposentadoria tem uma característica de luto, de perda, mas ao mesmo tempo mostra que é possível encontrar atividades novas. Eu mesmo me aposentei e me vi perdido, não tenho vergonha de falar disso, mas logo depois veio o convite para compor a diretoria da AMC, e hoje isso me realiza.”




O curso contou ainda com a participação do vice-diretor-executivo da Academia Judicial, Desembargador Marcos Fey Probst, e do Desembargador Diogo Pitsica, que representaram a Academia e compartilharam reflexões essenciais sobre a preparação financeira para a aposentadoria, incluindo cuidados e preocupações de ordem tributária. Além deles, outros palestrantes enriqueceram o debate com diferentes perspectivas sobre esse novo ciclo na vida dos magistrados.
A iniciativa reforça o compromisso da AMC em apoiar magistrados em todas as fases da carreira, promovendo integração, acolhimento e valorização da aposentadoria como um novo ciclo de vida.


