AMC recebe primeira visita de representantes da chapa Vanessa Mateus

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) recebeu hoje (9) a Juíza Vanessa Mateus, candidata à presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), acompanhada dos Juízes Carlos Alberto Martins Filho e Marcelo Pizolati, candidatos a vice-presidentes. Os candidatos fazem parte da chapa única “Combatividade, Coragem e União”, que ficará à frente da Associação nacional entre 2026 e 2028. 

Florianópolis foi a primeira capital visitada por representantes da chapa, reforçando a tradicional parceria entre a AMC e a AMB. O encontro teve como objetivo promover um diálogo propositivo com Magistradas e Magistrados, aposentados e pensionistas catarinenses, fortalecendo o associativismo e a união da Magistratura. Entre os temas abordados estiveram a defesa da independência judicial, pautas remuneratórias e estratégias para consolidar a representatividade da classe. 

Durante o encontro, Vanessa destacou a importância de conhecer a realidade de cada região e ouvir diretamente os Magistrados.

“Santa Catarina tem sido um espaço fundamental de parceria e fortalecimento, isso nos ajuda a transformar a voz dos associados em políticas institucionais efetivas”, argumenta Vanessa – que esteve à frente da Coordenadoria da Justiça Estadual da AMB nos últimos três anos. 

O Juiz Marcelo Pizolati, representante catarinense na vice-presidência da AMB, ressaltou o compromisso com o diálogo e a defesa da Magistratura.

“A AMC tem um histórico importante na articulação nacional e vinda da Vanessa a Florianópolis reforça ainda mais esse laço entre a AMB e a AMC”, afirmou. 

Santa Catarina terá forte representação na AMB por meio de diversos associados que integram a chapa, incluindo por ora, além do vice-presidente Marcelo Pizolati, os Juízes Janiara Maldaner Corbetta, Juliano Serpa, Fernando Busarello, Paulo Eduardo Huergo Farah e a pensionista Elizabeth Gomes de Mattos. 

A presidente da AMC, Juíza Janiara Maldaner Corbetta, e diversos membros da diretoria estiveram presentes no encontro. Janiara destacou que encontros como este são fundamentais para fortalecer a união e o associativismo da Magistratura.

“Foi muito produtivo. Pudemos conversar sobre desafios e pautas comuns a toda a classe, além de entendermos como será a linha de trabalho da AMB pelos próximos anos”, disse. 

O encontro reforça a atuação da AMC como ponte entre a Magistratura catarinense e as decisões nacionais, reafirmando seu papel como espaço de articulação, diálogo institucional e construção coletiva de políticas que valorizem a carreira e a independência judicial.