A Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (Esmesc) realizou no último dia 15 um encontro pedagógico que reuniu professores, diretores e colaboradores da instituição. A iniciativa teve como objetivo avaliar o modelo atual da Escola e projetar caminhos para o seu aprimoramento, reafirmando o compromisso com a formação intelectual e humana dos futuros magistrados.
Durante o encontro, os participantes contribuíram com sugestões e reflexões em quatro eixos centrais de atuação da Esmesc: cursos e eventos, temas de aulas voltados aos residentes, formação continuada e capacitação docente. As contribuições serão sistematizadas nos próximos meses e analisadas para posterior incorporação à versão final do Projeto Político-Pedagógico da Escola.




Para o diretor-geral da Esmesc, juiz Rafael Maas dos Anjos, o fortalecimento do projeto pedagógico passa, necessariamente, pela valorização e escuta do corpo docente.
“A Esmesc cumpre sua tarefa educadora ao oferecer atividades voltadas à formação intelectual e humana de seus alunos, antecipando uma formação sólida e qualificada dos juízes do amanhã. Esse propósito só é alcançado graças ao comprometimento de um corpo docente altamente qualificado e dedicado à instituição e aos discentes”, destacou.
Como desdobramento desse processo, a Esmesc disponibilizou o Formulário para Demonstração de Interesse – Corpo Docente Esmesc, destinado a compor e atualizar o cadastro de professores e palestrantes interessados em colaborar com as diversas atividades da Escola. O banco de dados atenderá tanto aos cursos regulares de preparação para o concurso da magistratura quanto a ações de aprimoramento acadêmico, desenvolvidas em parceria com a Academia Judicial, universidades e instituições públicas e privadas.
A iniciativa integra o planejamento institucional da Esmesc para os próximos anos, em especial no contexto das comemorações de seus 40 anos de atuação, a serem celebrados em 2026.
O formulário pode ser acessado pelo link abaixo:
https://forms.gle/iynBVoqThjr42Moa6
