Reuniões de apresentação do programa Novos Caminhos estão sendo realizadas para o intercâmbio de informações e experiências entre a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e associações de outros Estados interessados em implementar o programa. No último mês, o diretor-ajunto do Departamento da Família, Infância e Juventude da AMC, Juiz Fernando Machado Carboni, participou de encontros com representantes da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) e da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA).
O objetivo foi apresentar o trabalho específico da AMC no programa e demonstrar como os Juízes são peça fundamental para o sucesso da iniciativa. Na terça-feira, 2 de julho, o Juiz catarinense e a colaboradora da AMC Andrea Cláudia da Silva estiveram com o presidente da AMMA, Juiz Holídice Cantanhede Barros, e na quarta-feira, 3 de julho, com o presidente da Ajuris, Juiz Cristiano Vilhalba Flores, e com o diretor da Ajuris e Juiz da Infância Charles Maciel Bittencourt.
“As reuniões foram muito proveitosas. Sabemos que o sucesso da iniciativa em Santa Catarina se deve muito pela parceria de todas as instituições envolvidas, então por meio dessas reuniões pudemos mostrar aos presidentes a importância de uma participação efetiva das Associaçãos, que podem mobilizar todos os Juízes em prol da causa e fortalecer ainda mais o Novos Caminhos”, destacou o diretor.
A diretora do Departamento da Família, Infância e Juventude da AMC, Juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, também participou de encontros com entidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Roraima. Representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) também estiveram presentes.
Foto 1: Representantes da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Foto 2: Representantes da Associação dos Magistrados de São Paulo, da Federação das Indústrias de São Paulo e do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Foto 3: Representantes da Associação dos Magistrados de Roraima, da Federação das Indústrias de Roraima e do Tribunal de Justiça de Roraima.
Iniciativa catarinense agora em nacionalização
O programa Novos Caminhos auxilia jovens que estão prestes a completar a maioridade em instituições de acolhimento com o oferecimento de qualificação educacional e oportunidades de empregos. O programa foi criado há 11 anos numa parceria entre a AMC, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
Os encontros fazem parte do processo de nacionalização do programa, liderado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 2023, em visita de inspeção ao Estado, o corregedor-geral da Justiça CNJ, Ministro Luís Felipe Salomão, conheceu a iniciativa e, por meio da Resolução 543/2024, determinou a implementação do programa em todos os Estados do Brasil.
Desde então, as instituições fundadoras do programa catarinense já receberam diversas visitas e participaram de várias reuniões para explicar como foi a criação do Novos Caminhos e como é a manutenção do programa. Na última semana, a diretora do Departamento da Família, Infância e Juventude da AMC, Juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, participou de um encontro com as Associações, Tribunais e Federações das Indústrias dos Estados do Paraná, São Paulo e Roraima.
Em março deste ano, o Juiz Fernando participou de um encontro no mesmo sentido com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Os diretores da AMC já estiveram reunidos, também, com Magistrados e servidores do Acre, da Bahia, do Distrito Federal, de Goiás, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Até o momento foram assinados acordos de cooperação com os tribunais do Amapá, Pará e Tocantins. Em breve, serão firmados acordos com mais 12 tribunais estaduais e com o Tribunal Superior do Trabalho (TST).