A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) instalou nesta semana a Comissão Eleitoral responsável pela organização da eleição simbólica para os cargos diretivos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) – gestão 2026/2028. Esta será a quarta edição da iniciativa que visa ampliar o diálogo entre os Magistrados e os futuros dirigentes do Judiciário catarinense.
A Comissão será presidida pelo Juiz Luís Felipe Canever e integrada pelos Juízes Paulo Eduardo Huergo Farah, Sônia Eunice Odwazny e Juliano Serpa. Nesta segunda-feira (3), a diretoria colegiada da AMC fez reunião para apresentar a Comissão e tratar detalhes da realização das eleições.

Seguindo regras já aprovadas em Assembleias Gerais Ordinárias da AMC em 2019 e 2021, todos os Magistrados de Primeiro Grau poderão participar, escolhendo seus candidatos para presidência e vices-presidências do Tribunal de Justiça. O resultado será divulgado antes da eleição oficial do TJSC.
A votação será realizada por meio do sistema eletrônico fornecido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), o que garante confiabilidade e sigilo ao processo.
Participação e representatividade
A votação simbólica, aprovada em Assembleia Geral Ordinária da AMC em 2019, já demonstrou força e legitimidade em edições anteriores. Em 2017, o primeiro pleito simbólico foi realizado por iniciativa da Coordenadoria de Campos Novos, com a participação de 19 Magistrados. Já em 2019 e 2021, a AMC ampliou a proposta, envolvendo todos os Juízes de Primeiro Grau, com expressiva participação da classe.
Consciente de que a escolha do quadro diretivo do TJSC é prerrogativa exclusiva do colegiado de Desembargadores, a AMC realiza a eleição simbólica para fortalecer o senso de pertencimento, estimular o debate institucional, o engajamento com os rumos do Judiciário e a formulação de propostas concretas por parte da Magistratura.
“Cada voto simbólico representa a expressão legítima de pertencimento, engajamento e cuidado com o futuro da nossa carreira. Queremos ouvir os colegas e mostrar que suas vozes importam no processo de construção de uma Magistratura cada vez mais unida”, afirmou a presidente da AMC, Juíza Janiara Maldaner Corbetta.
A comissão eleitoral divulgará, em breve, a data do pleito e os detalhes para participação.
Chapas concorrentes já foram oficializadas
A lista dos Desembargadores candidatos para a cúpula do Tribunal na gestão 2026-2028 foi divulgada pelo TJSC na última semana. Confira os nome a seguir:

Maria do Rocio Luz Santa Ritta (Presidência) 
André Luiz Dacol (1ª Vice-Presidência) 
José Agenor de Aragão (2ª Vice-Presidência) 
Robson Luz Varella (3ª Vice-Presidência) 
Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer (Corregedoria-Geral da Justiça) 
Gilberto Gomes de Oliveira (Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial) 
Eliza Maria Strapazzon (Ouvidoria do Poder Judiciário) 
Júlio César Machado Ferreira de Melo (Direção Adademia Judicial) 
> Confira aqui a carta da Desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta entregue à AMC
Rubens Schulz (Presidência) 
Osmar Nunes Júnior (1ª Vice-Presidência) 
Júlio César Knoll (2ª Vice-Presidência) 
Márcio Rocha Cardoso (3ª Vice-Presidência) 
Dinart Francisco Machado (Corregedoria-Geral da Justiça) 
Rosane Portella Wolff (Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial)   
Leopoldo Augusto Brüggemann (Ouvidoria do Poder Judiciário) 
Vera Lúcia Copetii (Direção Adademia Judicial) 
