Nos dias 27 e 28 de agosto, a AMC recebeu os líderes da Magistratura nacional para a realização das reuniões estatutárias da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Liderados pelo presidente da AMB, Juiz Frederico Mendes Júnior, os representantes das associações trataram de assuntos que garantem o alinhamento de ações da Magistratura em todo o Brasil.
A presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juíza Janiara Maldaner Corbetta, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos, destacando a importância do trabalho conjunto para o fortalecimento do associativismo.




Representando a Magistratura catarinense, também estiveram presentes os vice-presidentes da AMC, Juliano Serpa e Salim Schead dos Santos; os diretores Paulo Eduardo Huergo Farah – também diretor de comunicação da AMB – e Murilo Consalter; o ex-presidente da AMC e vice-presidente da AMB, juiz Marcelo Pizolati; o ex-presidente da AMC e da AMB, desembargador aposentado Rodrigo Collaço; e o desembargador aposentado Getúlio Corrêa, coordenador da Justiça Militar na AMB.
Na quarta-feira (27), reuniram-se o Conselho Fiscal, o Conselho Executivo e o Conselho de Representantes da AMB. Já na quinta-feira (28), foi a vez das Coordenadorias de Aposentados, Pensionistas e da Justiça do Trabalho e Federal, além da Coordenadoria da Justiça Estadual.
Um dos pontos de destaque das reuniões foi a aprovação do regulamento das eleições da AMB. O pleito ocorrerá de 10 a 14 de novembro, com votação presencial e virtual. As chapas devem se inscrever até 15 de setembro. Também foram debatidos os projetos legislativos em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado, além das estratégias de comunicação integrada entre as associações de todo o Brasil.
Homenagem ao presidente da AMB
Durante a reunião do Conselho de Representantes, que reuniu cerca de 50 magistrados, os representantes da AMC prestaram uma homenagem ao presidente da AMB, Juiz Frederico Mendes Júnior. Uma placa especial foi entregue para registrar o notável trabalho realizado em prol do Judiciário nacional e a incansável defesa da Magistratura.
“Seu legado, pautado pelo diálogo, pela ética e pelo compromisso inabalável com a causa da Justiça, inspira e honra os magistrados catarinenses”, destacou o texto impresso na placa.
A homenagem reafirmou a importância de contar com lideranças firmes e comprometidas, capazes de representar juízes e juízas de todo o país e de fortalecer, com legitimidade e proximidade, a construção de uma Justiça cada vez mais valorizada.

Coordenadoria de Aposentados
O cuidado com os magistrados que estão no período de transição para a aposentadoria foi tema de destaque na reunião da Coordenadoria de Aposentados. Os líderes presentes ressaltaram a importância da realização de ações que ajudem os magistrados a planejar uma aposentadoria saudável e sustentável, conforme previsto em Resolução do CNJ.
Foi apresentada a iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo, que já promove diversas atividades nesse sentido.
O 2º vice-presidente da AMC, desembargador Salim Schead dos Santos, participou e destacou a iniciativa da Academia Judicial (TJSC), em parceria com a AMC, para a realização do primeiro curso de Preparação para a Aposentadoria, programado para setembro.

