Magistrados de todo o estado estiveram reunidos em Florianópolis no Congresso Estadual da Magistratura, realizado pela Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (AJ-TJSC) em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Temas atuais do Direito foram apresentados em palestras e discutidos entre os mais de 120 participantes.
Na noite de abertura, na sexta-feira (5), o professor da Fundação Getúlio Vargas Carlos Ari Sundfeld foi o responsável por apresentar discussões sobre litigância e poder público. Teve destaque também a palestra de encerramento do evento, proferida pelo filósofo Mário Sérgio Cortella, no sábado (6), sobre os desafios de viver com propósito. Compuseram o quadro de palestrantes, ainda, os juristas Daniel Mitidieiro e João Ricardo Catarino, de Lisboa.
Além do aperfeiçoamento acadêmico, o evento busca promover a integração e a troca de ideias entre Magistrados. O Juiz Gabriel Victor Rodrigues Pinto ingressou na Magistratura em maio deste ano e participou pela primeira vez do Congresso Estadual.
“O evento nos permite rever os amigos de concurso, que agora já estão em suas comarcas, mas também possibilita a troca de experiências com colegas que estão na carreira a mais tempo.”



Para a presidente da AMC, Juíza Janiara Maldaner Corbetta, a edição de 2025 do Congresso foi um sucesso.
“Estarmos juntos nos possibitou tratar de temas importantes para nossa carreira, nos fortaleceu e nos uniu ainda mais em prol de um único propósito: a valorização da Magistratura catarinense”, destacou.
Para o Desembargador Luiz Felipe Schuch é um desafio reunir a Magistratura de todo o estado num só lugar. “É necessário fazer os Juízes saírem da rotina para refletir e trocar experiências. O contato pessoal e a troca de saberes é fundamental para que todos se sintam mais seguros ao retornar às comarcas para exercerem suas funções.”
Entre as autoridades presentes, estiveram a presidente da AMC, Juíza Janiara Maldaner Corbetta, os diretores da AJ, Desembargadores Luiz Felipe Schuch e Marcos Fey Probst, o diretor-geral da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc), Juiz Rafael Maas dos Anjos, o futuro corregedor-geral da Justiça do TJSC, Desembargador Dinart Francisco Machado, o Diretor de Formação da Magistratura da AJ, Juiz Jefferson Zanini, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil Luiz Campelo Bessa Neto, e do Ministério Público de Santa Catarina, Andreas Eisele.




Fotos: Ed Inácio – Academia Judicial TJSC
Temas administrativos são tratados na Assembleia Geral
No sábado (6), associados presentes no evento participaram da Assembleia Geral Ordinária da AMC, com discussão de temas fundamentais para o futuro associativo e da carreira dos Juízes. Foram apresentados os balanços das atividades de 2025, os orçamentos para o próximo ano, detalhes sobre o plano de saúde coletivo e novidades da Esmesc para 2026 – quando a Escola completará 40 anos de história.


Fotos: Ed Inácio – Academia Judicial TJSC
A AMC promoveu, ainda, um jantar para celebrar as conquistas da Magistratura deste ano. Mais de 400 associados e familiares estiveram presentes e puderam aproveitar o momento de descontração e confraternização.
Fotos: Norton José







