Nos dias 29 e 30 de agosto, Florianópolis recebeu o Encontro Nacional de Pensionistas, com mais de 100 associadas vindas de 13 estados brasileiros. Organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), o evento consolidou-se como um espaço de integração, aprendizado e fortalecimento do associativismo.
A programação contemplou momentos de formação e confraternização. As participantes puderam assistir a palestras com magistrados catarinenses sobre temas atuais: redes sociais, com o Juiz Eduardo Passold Reis; inteligência artificial, com o Desembargador Luiz Felipe Schuch; e envelhecimento e bem-estar, com a Desembargadora substituta Quitéria Tamanini.
Para a presidente da AMC, Janiara Maldaner Corbetta, sediar o encontro foi motivo de honra e orgulho: “Preparamos cada detalhe com muito carinho para que este encontro se tornasse um espaço de integração, aprendizado e rica troca cultural entre pensionistas de todo o Brasil.”





Na cerimônia de abertura, a secretária nacional de pensionistas da AMB, Haydee Aparecida Mariz de Oliveira, destacou a importância do reencontro: “Uma alegria reunir todas as pensionistas aqui. Eu olho para cada uma de vocês e vejo cada estado aqui presente. Esses dias foram de alegria, encontros e momentos para nos conectarmos.” Entre as autoridades presentes na cerimônia, estava o 2º vice-presidente da AMC, Desembargador aposentado Salim Schead dos Santos.
No evento também foi promovida uma reunião para ouvir as demandas das pensionistas. A coordenadora da Justiça Estadual da AMB, Vanessa Ribeiro Mateus, ressaltou o papel da união e da representatividade: “Esse encontro mostra a importância de nos sentirmos pertencentes à Associação. O associativismo é uma corrente em que todos os elos precisam estar fortalecidos — juízes, desembargadores, aposentados e pensionistas.”



A diretora do Departamento de Pensionistas da AMC, Elizabeth Gomes de Mattos, reforçou a importância da união: “O intercâmbio de ideias é fundamental, não podemos ficar fechadas. Espero que nossas pensionistas visitantes voltem para suas casas acreditando. Nessa jornada precisamos ter força, união e apoio das nossas associações locais.”
Entre as participantes, Clementina Magalhães Machado, de João Pessoa, destacou o quanto a experiência foi enriquecedora: “Tive a felicidade de vir até Florianópolis, além de conhecer essa cidade maravilhosa, pude encontrar com as minhas colegas. Esse encontro permite que façamos novas amizades, mas também permite que a gente conheça como as outras associações funcionam, para que a gente volte para casa com novas ideias.”
Houve ainda jantares de celebração e um dia de convivência na sede balneária da AMC com apresentação do Coral da AMC, que reforçaram os laços de amizade e companheirismo entre as pensionistas. A líder das pensionistas em Santa Catarina, Elizabeth Gomes de Mattos, recebeu uma homenagem da AMC pela atuação que realiza em prol das associadas.
O Encontro Nacional de Pensionistas fortaleceu o associativismo para além da troca de experiências: criou redes de apoio, acolhimento e representatividade, capazes de unir diferentes gerações em torno de um mesmo propósito — a valorização da Magistratura e de todos os seus integrantes.




Mais fotos serão publicadas em breve.