Magistrada catarinense representa SC em congresso internacional

A Juíza Liliane Midori Yshiba Michels, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau, representou a Magistratura de Santa Catarina no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça Brasil-Japão de Direito, realizado com o tema “Direitos Humanos: desafios jurídicos das mudanças climáticas e da inteligência artificial”, no último dia 14 de agosto em Brasília.

O encontro reuniu autoridades, juristas e acadêmicos para debater questões contemporâneas que impactam diretamente o sistema de Justiça. Um dos objetivos do congresso foi destacar às mudanças aceleradas do tempo atual, com reflexos acentuados no campo tecnológico. O evento buscou fortalecer ainda mais os laços entre Brasil e Japão, para além dos vínculos humanos decorrentes dos fluxos migratórios.

A Magistrada catarinense destacou que, durante o evento, ficou claro que ambos os países desejam continuar progredindo conjuntamente, apesar dos contrastes culturais, com colaboração mútua para a construção de soluções globais e respeito à dignidade humana.

Com palestrantes brasileiros e estrangeiros, o congresso também promoveu um valioso intercâmbio cultural.

“Além de possibilitar a troca de experiências, esse intercâmbio cultural proporciona uma visão mais global sobre os temas discutidos, a partir de contextos variados, contribuindo para a ampliação dos horizontes e para o surgimento de novas ideias e soluções.”

A presença da juíza Liliane teve ainda um significado especial, marcado por suas origens: “Essa troca de experiências entre Brasil e Japão foi particularmente ainda mais especial por eu ser descendente de japoneses — meus avós maternos e paternos nasceram no Japão — o que tornou o momento verdadeiramente singular.”

O líder da Magistratura nacional, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Juiz Frederico Mendes Júnior, que também é descendente de família japonesa, deu boas-vindas aos participantes durante a cerimônia de abertura do evento, destacando a importância da participação de Juízes e Juízas de todo o país. Na foto abaixo, a Magistrada acompanhada do professor Kazuo Watanabe, Desembargador aposentado do TJSP, e do presidente da AMB.

O congresso contou com a presença de diversas outras autoridades, entre elas o Ministro Herman Benjamin, presidente do STJ e do CJF; a Ministra Maria Thereza de Assis Moura; o Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF; a Ministra Nancy Andrighi; o Ministro Paulo Sérgio Domingues; o Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva; o Ministro Joel Ilan Paciornik; o Ministro Rogério Schietti; e o Ministro Mauro Campbell, corregedor nacional de Justiça.