A Magistratura catarinense passa a ocupar posição de destaque em uma das principais frentes nacionais de enfrentamento à violência contra a mulher. A Juíza Naiara Brancher tomou posse como 1ª vice-presidente do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), representando Santa Catarina no colegiado.
Titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca da Capital e cooperadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Violência Doméstica (Cevid/TJSC), a Magistrada passa a integrar a direção do fórum em um momento estratégico para o fortalecimento das políticas judiciárias voltadas à proteção das mulheres.



O Fonavid atua nacionalmente na articulação de Magistradas e Magistrados, no intercâmbio de boas práticas e na formulação de propostas que buscam assegurar maior efetividade à Lei Maria da Penha, contribuindo para o aprimoramento da atuação do Judiciário em todo o país. A nova gestão do Fórum é presidida pela Juíza Camila Guerrin, do Rio de Janeiro.
Durante a cerimônia de posse, Naiara Brancher destacou o papel essencial da Magistratura na transformação social, especialmente na construção de respostas mais eficazes à violência doméstica e familiar. O desafio ganha ainda mais relevância diante da proximidade dos 20 anos da Lei Maria da Penha, que será celebrada em 2026.
Para a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a presença de uma Magistrada catarinense na vice-presidência do Fonavid reforça o compromisso institucional da Magistratura de Santa Catarina com a defesa dos direitos fundamentais, a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento de uma Justiça cada vez mais sensível, técnica e efetiva no enfrentamento à violência contra a mulher.



